A Necessária Transição para o Futuro da Moda

Estudo de Caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2025.89820

Palavras-chave:

cosmovisões indígenas, moda de transição, Sioduhi Studio, Amazofuturismo, Tucum

Resumo

Partindo do reconhecimento da incompatibilidade da manutenção da vida no planeta com o modelo produtivo e econômico ao qual a indústria da moda está submetida, esse artigo tem como objetivo identificar de que formas cosmovisões e tecnologias de povos originários da América do Sul podem influenciar o desenvolvimento de uma moda que não seja pautada pelo crescimento econômico a partir do estudo do Amazofuturismo, da Sioduhi Studio e da Tucum, tomando como referência as conclusões do XI Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA).

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Biografia do Autor

Breno Tenório Ramalho de Abreu, Universidade de Brasília

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília (2010), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Design pela Universidade de Brasília (2015) e doutorado em Arte pela Universidade de Brasília (2019). Atualmente é professor no curso de graduação e pós-graduação em Design da UnB, atuando na linha de pesquisa Design, Cultura e Materialidade com o projeto Design de Moda, Práticas Sustentáveis e Biomateriais. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Design de Produto e Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: estamparia, desenho, moda, sustentabilidade e biodesign. É editor chefe da Revista Design, Tecnologia e Sociedade, coordenador adjunto do PPG Design - UnB e coordenador do LabModa UnB.

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Publicado

10-07-2025

Como Citar

GONZALEZ CORDEIRO, Pedro Hermano; TENÓRIO RAMALHO DE ABREU, Breno. A Necessária Transição para o Futuro da Moda: Estudo de Caso. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, 2025. DOI: 10.12957/arcosdesign.2025.89820. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/89820. Acesso em: 13 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos Completos em Fluxo Contínuo