Criativos Negros Periféricos Do Rio De Janeiro

Vozes Ativistas Como Base Para Táticas Em Arte, Moda E Design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2025.89553

Palavras-chave:

Arte, Moda, Design, Estéticas pretas e periféricas

Resumo

O presente estudo buscou identificar bases ativistas que promovem a valorização das culturas negras e periféricas do Rio de Janeiro por meio das práticas criativas nos campos da Arte, da Moda e do Design. Para tanto, adota uma abordagem qualitativa e descritiva, embasada em pesquisas bibliográfica, documental e de campo, incluindo entrevistas com criativos negros e periféricos, além da análise da plataforma UmTok, sob a direção criativa de Rafaela Pinah. Os resultados apontam que as plataformas digitais emergem como alternativas para que sujeitos historicamente marginalizados narrem suas perspectivas de forma autônoma, construam redes colaborativas e desenvolvam estéticas como táticas de enfrentamento ao processo de colonialidade nos campos criativos.

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Biografia do Autor

Cristiany Soares dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Campos. Mestre profissional em Design de Vestuário e Moda pela UDESC (2024), com pesquisa focada em comunicação ativista em produções fotográficas de moda para plataformas digitais criativas, explorando estéticas negras e periféricas do Rio de Janeiro, orientada pela Prof. Dr. Daniela Novelli. Especialista em Branding pelo Instituto Europeu de Design (IED) e graduada em Design de Moda pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possuo interesses em temáticas que envolvem moda, design, decolonialidade e raça, com foco em perspectivas interseccionais e críticas que dialogam com a diversidade estética, cultural e identitária.

Daniela Novelli , Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-doutorado (CAPES BEX 6682/14-6 Brasil) no eixo Artes Visuais pelo Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC), Université Paris-Sorbonne Paris IV. Doutora em Ciências Humanas pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - CAPES/COFECUB). Tese: A branquidade em Vogue [Paris e Brasil]: imagens da violência simbólica no século XXI (2014), na linha Estudos de Gênero. Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), área História do Tempo Presente (2009), com estudos voltados para imagem/juvenilização contemporânea em periódicos de moda. Especialista em Moda: Criação e Produção pela UDESC (2002). Bacharel em Moda, com habilitação em Estilismo pela UDESC (2000). Professora efetiva no Bacharelado em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) credenciada no Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda do Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGMODA) da mesma instituição. Tem experiência nas áreas de Moda, Design e Sociedade. Concentra suas pesquisas nos seguintes temas: moda e cultura visual, estudos de gênero e decoloniais, teorias do design de vestuário e moda. Membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM). Editora-chefe da revista ModaPalavra E-periódico (UDESC). Coordenadora do Programa de Extensão Modateca. Líder do Grupo de Pesquisa "Design de Moda e Sociedade" (CNPq). Scopus Author ID: 241114-023286 ResearcherID da Web of Science JHT-0125-2023

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Publicado

10-07-2025

Como Citar

DOS SANTOS, Cristiany Soares; NOVELLI , Daniela. Criativos Negros Periféricos Do Rio De Janeiro: Vozes Ativistas Como Base Para Táticas Em Arte, Moda E Design. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, 2025. DOI: 10.12957/arcosdesign.2025.89553. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/89553. Acesso em: 13 jul. 2025.