Cyborg domesticities:
dwelling between borders during COVID-19 social isolation
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2025.89401Keywords:
Domesticity, Living, ThresholdsAbstract
This paper seeks to discuss the tension between physical and digital thresholds in living during the COVID-19 pandemic, between 2020 and 2023, thinking about new ways of defining domesticity and the production of domestic space. This ambiguity is worked out through a bibliographical review of the “Cyborg Manifesto”, by philosopher Donna Haraway, in dialogue with the philosophers Pierre Dardot and Christian Laval, and with the researcher McKenzie Wark. In this historical context in which the home has become a space of confinement for many, the boundaries between inside and outside, physical and digital, have become blurred in the face of the ubiquity of communication technologies present in the domestic sphere. The aim is therefore to rethink and reassemble the terms of this domesticity, rewriting their meanings just like Haraway’s fictional figure.
Downloads
References
BORGES, Jorge Luis. O Aleph (1949). Tradução: Davi Arrigucci Jr. – São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
COLOMINA, Beatriz. Ainda escrevendo. In: Beatriz Colomina. Marian Rosa van Bodegraven e Marianna Boghosian Al Assal (org.). Arquitetura, sexualidade e mídia. Tradução: Marian Rosa van Bodegraven – São Paulo: Editora Escola da Cidade / Editora WMF Martins Fontes, 2023.
CÓRDOBA, Francisco Javier Rueda. Los Bares y el Dispositivo Doméstico. Actas Primer Congreso internacional feminista de Arquitectura y Cuidados. Disponível em: https://oa.upm.es/69367/1/Actas_cuidados.pdf. Acesso em: 26/04/2024. p. 289-291.
DARDOT, Pierre. LAVAL, Christian. Capítulo 10: A práxis instituinte. In:______. O comum: ensaio sobre a revolução no século XXI. Tradução: Mariana Exalar. – São Paulo: Boitempo, 2016. p. 335-373.
FARIA, Paula Lemos Vilaça. Domesticidades e contra-domesticidades [manuscrito]: crônicas e cacarecos de vidas confinadas. – 2024. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Arquitetura.
HARAWAY, Donna. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. Tradução: Tomaz Tadeu. In: Tomaz Tadeu (org.) Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. – Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 37-129.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Tradução: Carlos Irineu da Costa; revisão técnica de Stelio Marras. – 4. ed. – São Paulo: Editora 34, 2019.
LE GUIN, Ursula K. A teoria da bolsa da ficção. Tradução: Luciana Chieregati, Vivian Chieregati Costa; introdução de Juliana Fausto; posfácio de Luciana Chieregati. – São Paulo: n-1 edições, 2021.
Primer Congreso internacional feminista de Arquitectura y Cuidados. https://congresoarquitecturaycuidados.com/. Madrid, España. 2021 – Todos los derechos reservados.
SOL, Luísa. Screen Care: Visibility, Invisibility and Metaphors of Home in the Context of Pandemic. Actas Primer Congreso internacional feminista de Arquitectura y Cuidados. Disponível em: https://oa.upm.es/69367/1/Actas_cuidados.pdf. Acesso em: 26/04/2024. p. 326-332.
WARK, McKenzie. O capital está morto. Tradução: Dafne Melo. – São Paulo: Editora Funilaria e sobinfluencia edições, 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Paula Lemos Vilaça Faria, Marcela Silviano Brandão Lopes

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.