Desconstrução e tipografia digital

Autores

  • Flávio Vinícius Cauduro

Resumo

Tradicionalmente, tem-se concebido a escrita como apenas uma ferramenta para o registro de pensamentos e discursos verbais. Até mesmo Saussure, o pai da lingüística moderna e da semiologia, não conseguiu se livrar desse preconceito, conforme demonstrou Derrida. Todavia, muitos artistas plásticos, poetas e designers gráficos vêm tentando há tempos demonstrar o potencial do design tipográfico para provocar emoções e indicar relações, indo além de sua função simbólica e notacional, tendência esta que data principalmente da produção de cartazes litográficos no final do século XIX. Com o surgimento do Modernismo, a visão logocêntrica da escrita passou a prevalecer entre os designers gráficos europeus e depois expandiu-se mundo afora devido em grande parte aos movimentos racionalistas que deram origem, após a Segunda Guerra Mundial, à chamada escola suiça de design, cuja abordagem minimalista se tornou influente no mundo inteiro sob a denominação de Estilo Internacional. Foi somente na década de 1980, com o aparecimento do computador gráfico pessoal e com a difusão da teoria desconstrutivista entre estudantes de design gráfico, que a tipografia pôde manifestar todo o seu potencial comunicativo, visto que foram enfatizados pelos novos designers digitais os seus aspectos icônicos e indiciais, em adição às suas características simbólicas, permitindo a re-introdução do sujeito e sua história na prática retórica do design

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Vinícius Cauduro

Flávio Vinícius Cauduro é professor titular da Faculdade de Comunicação Social da PUC- RS. Titulado MS em design de produto pela Stanford University (EUA) e PhD em comunicação gráfica pela University of Reading (GB). Pesquisador do CNPq nas áreas de comunicação visual e design gráfico, integra a CEEDesign do Ministério da Educação. Editor gráfico da revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, atua ainda como consultor e programador visual.

Downloads

Publicado

13-06-2024

Como Citar

CAUDURO, Flávio Vinícius. Desconstrução e tipografia digital. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 1, n. único, p. 76–101, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/85056. Acesso em: 26 maio. 2025.