O design e a situação mundial

Autores

  • Victor Margolin

Resumo

O presente artigo aborda os dilemas provocados pelo conflito entre dois paradigmas opostos de desenvolvimento mundial: um ‘modelo de expansão’ que propõe o crescimento contínuo de mercados como a solução para os problemas de distribuição desigual de riqueza e um ‘modelo de equilíbrio’ que aponta o abuso de recursos finitos e outras questões ambientais como limites necessários ao crescimento. O autor sugere que o campo do design é idealmente constituído para oferecer novas abordagens capazes de efetuar uma integração profícua entre estas duas posições aparentemente irreconciliáveis. Devido à própria natureza dos seus métodos e técnicas, o design possui a capacidade de conceber novos rumos produtivos, desde que os designers sejam capazes de ampliar a sua esfera de ação tradicional para abarcar questões mais amplas das quais dependem a manutenção do bem-estar geral do mundo e não apenas aquele de alguns segmentos da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Margolin

Victor Margolin é professor adjunto de história do design da Universidade de Illinois, Chicago, Estados Unidos, e vem realizando palestras e cursos em diversas partes do mundo. Tem voltado a sua atenção, ultimamente, aos efeitos da globalização sobre o futuro da prática do design. Destacam-se dentre as suas inúmeras publicações os livros Design discourse, Discovering design e The idea of design, dos quais participou como organizador. Seu livro mais recente é The struggle for utopia: Rodchenko, Lissitzky, Moholy- Nagy, 1917-1946 (Chicago: University of Chicago Press, 1997).

Downloads

Publicado

13-06-2024

Como Citar

MARGOLIN, Victor. O design e a situação mundial. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 1, n. único, p. 40–49, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/85051. Acesso em: 2 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)