À procura de uma Designologia, ou Ciência do Design
Notas sobre um texto de Nelson Goodman
Palavras-chave:
Design, Simbolismo, DesignologiaResumo
Usando a estratégia de Nelson Goodman de colocar a Arte na escala de uma teoria dos símbolos, este artigo discute a pertinência de se discutir “o que é design” em oposição à “quando é design”. A partir das três condições para a existência da Arte, no texto de Goodman “When is Art” - representação, expressão e exemplificação, discutem-se três condições prévias correspondentes as quais são usadas para se propor uma delimitação da Designologia: apresentação, impressão e autenticação.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-01-2009
Como Citar
CÔRTE-REAL, Eduardo. À procura de uma Designologia, ou Ciência do Design: Notas sobre um texto de Nelson Goodman. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/82607. Acesso em: 11 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Arcos Design
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.