A interface usuário – ambiente escolar: o emprego da metodologia EWA em estudos desenvolvidos no Programa de Pós Graduação em Desenho Industrial FAAC/UNESP
Palavras-chave:
Design ergonômico, Avaliação ergonômica - Metodologia, Mobiliário e Ambiente EscolarResumo
Os estudos desenvolvidos por Bormio (2007) e Paccola (2008), a respeito de metodologia de avaliação ergonômica aplicada em ambiente e carteira escolar, respectivamente, apresentam a aplicação do Método EWA nesses dois contextos, em escolas estaduais e particulares nas cidades de Bauru e Lençóis Paulista, com o objetivo de analisar seu desempenho nas realidades específicas citadas. Os resultados mostraram que no âmbito do ambiente, o método EWA ofereceu informações que possibilitou confrontar as condições gerais encontradas nos dois tipos de instituições, onde o avaliador apontou que as instituições estaduais possuem predominantemente condições físico-ambientais ideais e boas, e as particulares como ideais, e boas; enquanto que as análises apontadas pelos alunos classificaram tais condições nas escolas estaduais como ruins e nas particulares como ideais. No âmbito da carteira escolar, o método EWA não permitiu identificar elementos específicos de inadequação, mas apontou as áreas onde possivelmente ocorrem problemas na interação do aluno com a carteira.
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