A interface usuário – ambiente escolar: o emprego da metodologia EWA em estudos desenvolvidos no Programa de Pós Graduação em Desenho Industrial FAAC/UNESP

Autores

  • José Carlos Plácido da Silva UNESP
  • Mariana Falcão Bormio
  • Sileide Aparecida de Oliveira Paccola

Palavras-chave:

Design ergonômico, Avaliação ergonômica - Metodologia, Mobiliário e Ambiente Escolar

Resumo

Os estudos desenvolvidos por Bormio (2007) e Paccola (2008), a respeito de metodologia de avaliação ergonômica aplicada em ambiente e carteira escolar, respectivamente, apresentam a aplicação do Método EWA nesses dois contextos, em escolas estaduais e particulares nas cidades de Bauru e Lençóis Paulista, com o objetivo de analisar seu desempenho nas realidades específicas citadas. Os resultados mostraram que no âmbito do ambiente, o método EWA ofereceu informações que possibilitou confrontar as condições gerais encontradas nos dois tipos de instituições, onde o avaliador apontou que as instituições estaduais possuem predominantemente condições físico-ambientais ideais e boas, e as particulares como ideais, e boas; enquanto que as análises apontadas pelos alunos classificaram tais condições nas escolas estaduais como ruins e nas particulares como ideais. No âmbito da carteira escolar, o método EWA não permitiu identificar elementos específicos de inadequação, mas apontou as áreas onde possivelmente ocorrem problemas na interação do aluno com a carteira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-01-2009

Como Citar

DA SILVA, José Carlos Plácido; BORMIO, Mariana Falcão; PACCOLA, Sileide Aparecida de Oliveira. A interface usuário – ambiente escolar: o emprego da metodologia EWA em estudos desenvolvidos no Programa de Pós Graduação em Desenho Industrial FAAC/UNESP. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/82537. Acesso em: 24 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)