Estudo comparativo entre bicicletas tradicionais e aerodinâmicas utilizando escalas de avaliação de níveis de desconforto corporal – EANDC

Autores

  • Suzi Mariño Pequini USP
  • Ana Maria de Morais UFRJ
  • Jorge Boueri USP
  • Paolo Cinque Pequini UNEB

Palavras-chave:

ergonomia do produto, escalas de avaliação, bicicleta

Resumo

Este estudo apresenta um experimento para aplicação das Escalas de Avaliação de Níveis de Desconforto Corporal –EANDC. Objetivou-se a avaliar sua eficiência no levantamento dos níveis de desconforto em produtos. Para tal, foi selecionado o produto bicicleta, pois se constatou que as bicicletas nacionais mais populares apresentam praticamente um tamanho de quadro. Os resultados mostraram que as de queixas apontadas pelos participantes do experimento concentraram-se nas bicicletas Aerodinâmicas mais que nas Tradicionais, tipos definidos para a análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-01-2009

Como Citar

PEQUINI, Suzi Mariño; MORAIS, Ana Maria de; BOUERI, Jorge; PEQUINI, Paolo Cinque. Estudo comparativo entre bicicletas tradicionais e aerodinâmicas utilizando escalas de avaliação de níveis de desconforto corporal – EANDC. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/82535. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos