Autobiografia ambiental

uma análise qualitativa sobre o comportamento docente no ambiente universitário, segundo conceitos da psicologia ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.82171

Palavras-chave:

Autobiografia ambiental, Psicologia ambiental, Estudo Pessoa-ambiente, Docente

Resumo

Este artigo aborda a compreensão sobre o comportamento de dois grupos de docentes de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e como esse ambiente construído afetou a saúde integral, qualidade de vida e os métodos de ensino dessas pessoas. Foram aplicadas entrevistas no formato de autobiografias ambientais de modo síncrono e online. Além das noções sobre o Estudo Pessoa-ambiente (EPA) da psicologia ambiental, foi adotado o conceito da topofilia, que consiste no sentimento de afeto potencializado em uma pessoa, em virtude de sua convivência com um ambiente construído específico. Os resultados revelaram que existe uma correlação entre pessoa docente x ambiente construído universitário x método de ensino, na medida em que o grau de relacionamento entre estes três pontos tende a variar proporcionalmente de acordo com as características do trabalho, tempo de casa e experiências particulares de cada pessoa.

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Publicado

17-07-2024

Como Citar

OLIVEIRA, Beatriz; MOURTHÉ, Cláudia. Autobiografia ambiental: uma análise qualitativa sobre o comportamento docente no ambiente universitário, segundo conceitos da psicologia ambiental. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 515–530, 2024. DOI: 10.12957/arcosdesign.2024.82171. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/82171. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Completos em Fluxo Contínuo