Autobiografia ambiental
uma análise qualitativa sobre o comportamento docente no ambiente universitário, segundo conceitos da psicologia ambiental
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.82171Palavras-chave:
Autobiografia ambiental, Psicologia ambiental, Estudo Pessoa-ambiente, DocenteResumo
Este artigo aborda a compreensão sobre o comportamento de dois grupos de docentes de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e como esse ambiente construído afetou a saúde integral, qualidade de vida e os métodos de ensino dessas pessoas. Foram aplicadas entrevistas no formato de autobiografias ambientais de modo síncrono e online. Além das noções sobre o Estudo Pessoa-ambiente (EPA) da psicologia ambiental, foi adotado o conceito da topofilia, que consiste no sentimento de afeto potencializado em uma pessoa, em virtude de sua convivência com um ambiente construído específico. Os resultados revelaram que existe uma correlação entre pessoa docente x ambiente construído universitário x método de ensino, na medida em que o grau de relacionamento entre estes três pontos tende a variar proporcionalmente de acordo com as características do trabalho, tempo de casa e experiências particulares de cada pessoa.
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