Galeria Providência
um projeto cultural de base territorial e suas contribuições para o desenho de novos futuros para as cidades
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.82049Palavras-chave:
Cidade, cultura, Região Portuária do Rio de Janeiro, Galeria ProvidênciaResumo
Observando o modelo hegemônico de produção urbana praticado no Brasil ao longo dos anos, vemos que a desigualdade socioespacial tem sido um dos seus principais reflexos. Diante desse contexto, nos perguntamos: como desenhar novos futuros para as cidades? Buscando contribuir com esse questionamento, este trabalho aborda uma experiência de transformação da cidade por meio da história de Hugo Silva de Oliveira - um morador do Morro da Providência, no Rio de Janeiro - e do seu projeto cultural de base territorial Galeria Providência. O trabalho é parte de uma pesquisa que foi desenvolvida com a utilização da metodologia da história oral e com a participação de diversos sujeitos que habitam e atuam culturalmente na região portuária. Os resultados mostram que o Galeria Providência, junto a outros projetos, aciona modos de fazer que tensionam o sistema dominante de produção urbana e nos permitem vislumbrar outras possibilidades para pensar/fazer/viver a cidade.
Downloads
Referências
CRETTON, Mariana, Andrade. O lugar da moradia popular no Porto Maravilha. In: MENDES, Mariana Fernandes; BROUDEHOUX, Anne-Marie. (Org.) 10 anos de Porto Maravilha: do projeto de renovação à construção de um novo espaço de exclusão. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2019.
ESCOBAR, Arturo. Planning. In: SACHS, Wolfgang. The Development Dictionary: a guide to knowledge as power. Londres: Zed Books, 1992. pp. 145-160.
FAULHABER, Lucas; AZEVEDO, Lena. SMH 2016: remoções no Rio de Janeiro Olímpico. Rio de Janeiro: Mórula, 2015.
FRISCH, Michael. A História Pública não é uma via de mão única, ou, De A Shared Authority à cozinha digital, e vice-versa. In: MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo (Org). História Pública no Brasil: Sentidos e Itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016. p. 57-69.
HONORATO, Claudio de Paula. Valongo: o mercado de escravos do Rio de Janeiro, 1759-1831. Dissertação de mestrado. Niterói: PPGH-UFF, 2008.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro Editora, 2011.
LIMA, Tania A.; SENE, Glaucia; SOUZA, Marcos. Em busca do Cais do Valongo, Rio de Janeiro, Século XIX. In: Anais do Museu Paulista. São Paulo. V.24. N.1. jan- abr, 2016, p. 299-391.
RIBEIRO, Ana Clara Torres. Dança dos sentidos: na busca por alguns gestos. In: JACQUES, Paola Berenstein; BRITTO, Fabiana Dutra (Org.). Corpocidade: debates, ações e articulações. Salvador: EDUFBA, 2010. p. 24-41.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
XIMENES, Luciana Alencar. Ocupações na zona portuária do Rio de Janeiro: soluções de moradia e ações de resistência no contexto de implementação do projeto Porto Maravilha. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: IPPUR/UFRJ, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Giovana Cruz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.