Izakaya Hyotan
o que designa este bar como um espaço tradicional japonês?
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.81939Palavras-chave:
Izakaya Hyotan, arquitetura japonesa, espaços japoneses, estética japonesaResumo
O objetivo principal deste estudo é compreender o que designa o Izakaya Hyotan, bar tradicional japonês localizado na cidade de Curitiba, como um espaço japonês. Que materialidades e configurações são elementos fundamentais para que percebamos a espacialidade como figurativa de uma estética japonesa. Nosso percurso narrativo foi construído por meio de três imagens que conduzem nossa análise espacial do macro para o micro, ou seja, do ambiente visto de um modo geral, pelos seus contornos e tipo de luz, até chegar em alguns detalhes e objetos. Para tanto, foi preciso acessarmos conceitos estéticos e filosóficos, metáforas poéticas budistas e xintoístas traduzidas no espaço por materialidades que expressam sentimentos de contenção, simplicidade e rusticidade, do mesmo modo, compreender artefatos que manifestam práticas supersticiosas, religiosas e culturais.
Downloads
Referências
AVANCINI, Atílio; HASHIMOTO CORDARO, Madalena; OKANO, Michiko (orgs.). Conceitos estéticos: do transtemporal ao espacial na arte japonesa. Guarulhos: EFLCH-UNIFESP, 2021.
CORDARO, Madalena H; TAGASEY, Herman. O Sistema Construtivo Japonês na Arquitetura. In: AVANCINI, Atílio; HASHIMOTO CORDARO, Madalena; OKANO, Michiko (orgs.). Conceitos estéticos: do transtemporal ao espacial na arte japonesa. Guarulhos: EFLCH-UNIFESP, 2021.
FUJITA, Masakatsu. Caminhos Para a Cultura e o Pensamento Japoneses: o ma, o awai e o aida. In: AVANCINI, Atílio; HASHIMOTO CORDARO, Madalena; OKANO, Michiko (orgs.). Conceitos estéticos: do transtemporal ao espacial na arte japonesa. Guarulhos: EFLCH-UNIFESP, 2021.
KOBAYASHI, Erika. O SAGRADO NO CHANOYU 茶の湯: expressão de aspectos do sincretismo religioso do Japão em uma prática de cunho estético, social e político. In: AVANCINI, Atílio; HASHIMOTO CORDARO, Madalena; OKANO, Michiko (orgs.). Conceitos estéticos: do transtemporal ao espacial na arte japonesa. Guarulhos: EFLCH-UNIFESP, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Soraya Sugayama, JOYCE MIRANDA HESPANHA, Maria Eduarda Sinhorelli Colombo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.