O cabelo crespo na moda

desconstrução dos estereótipos eurocêntricos

Autores

  • Edilene Pimentel Gomes Universidade de São Paulo
  • Antonio Takao Kanamaru Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.81655

Palavras-chave:

Beleza negra, Cabelo crespo, Identidade, Moda

Resumo

O artigo apresenta resultados do percurso de investigação sobre representação da beleza negra na moda brasileira com enfoque na ressignificação do cabelo afro através da análise de imagens das capas de revistas da Vogue Brasil, revista Raça Brasil e Cláudia. Foram selecionadas cinco capas de cada revista, sendo edições distintas e publicadas durante os anos de 2020 e 2021. Nesta análise observamos a estética e beleza negra brasileira nas edições gráficas, como contribuições das revistas de moda na desconstrução dos estereótipos de beleza eurocêntricos. Baseado nos resultados obtidos, consideramos que a presença de mulheres negras e a sua apresentação com penteados e cortes naturais afros ou que destaquem penteados negros como elementos centrais também na moda, são relevantes para a resistência e luta afro, para a desconstrução dos estereótipos de beleza eurocêntricos.

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Publicado

17-07-2024

Como Citar

GOMES, Edilene Pimentel; KANAMARU, Antonio Takao. O cabelo crespo na moda: desconstrução dos estereótipos eurocêntricos. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 496–514, 2024. DOI: 10.12957/arcosdesign.2024.81655. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/81655. Acesso em: 12 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Completos em Fluxo Contínuo