Imaginário e decisão em branding

um modelo interpretativo baseado no design como poética e a retórica de mercado

Autores

  • Albert Fischer Günther Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Délcio Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.81636

Palavras-chave:

design, poética, ret´órica, imaginário, processo decisório

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar pontos consonantes entre o modo de fazer design (ou sua poética, no sentido aristotélico) e o processo decisório quando pautados por uma retórica de vendas. Diante do impacto imprevisível das imagens no campo de significação, observa-se uma nova orientação retórica do consumo em direção ao simbolismo. Para a abordagem temática, a estratégia empregada foi a de uma pesquisa de caráter qualitativo. Consiste em um levantamento bibliográfico em que os termos: imaginário, retórica, poética e decisão orientaram a pesquisa de fontes. A partir de concepções teóricas acerca do imaginário, discorre-se acerca das potencialidades do símbolo, reconhecendo-o como uma esfera determinante no entendimento da imagem de marca, de significado e interpretação inesgotáveis, porém inacessível, em última instância. Como resultado, foi proposto um modelo interpretativo orientado à análise de marcas.

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Biografia do Autor

Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Desenho Industrial - Design do Produto e Design Gráfico pela ESDI, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista Hall Ceart (UDESC) e da Revista Human Factors in Design (PPGDESIGN/UDESC), docente e pesquisador na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, além de avaliador ad hoc do INEP/BASis, do Conselho Estadual de Educação CEE/SC e consultor ad hoc do CNPq. Tem experiência na área de Desenho Industrial: ensino e pesquisa em design, gestão do design, metodologia de projeto e fatores humanos.

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Publicado

17-07-2024

Como Citar

GÜNTHER, Albert Fischer; PEREIRA, Délcio; SANTOS, Flávio Anthero Nunes Vianna dos. Imaginário e decisão em branding: um modelo interpretativo baseado no design como poética e a retórica de mercado. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 545–563, 2024. DOI: 10.12957/arcosdesign.2024.81636. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/81636. Acesso em: 16 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Completos em Fluxo Contínuo