Militância e Design na era das plataformas virtuais: uma análise semiótica da "memeficação" do engajamento político
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.78884Palavras-chave:
Design Gráfico, Semiótica, Política, Meme, Redes sociais.Resumo
O artigo investiga, a partir da semiótica, a produção de sentidos de imagens que possuem um propósito político ou social explícito, que representam a base de um certo engajamento político virtual. Tais imagens são reproduzidas em larga escala nas atuais redes sociais, a partir de perfis institucionais ou individuais, e atingem métricas de engajamento consideráveis. Parte-se da hipótese de que os efeitos desta militância virtual tornam as imagens de engajamento dependentes dos mesmos dispositivos semióticos que caracterizam, por exemplo, os memes. O design das plataformas digitais, intensamente dependente de uma estrutura comunicacional baseada no feedback e na assim chamada “economia da atenção”, é analisado na demonstração de como as interações virtuais operam em uma lógica de reforço de ideias. Como conclusão, o trabalho pretende avaliar como a assim chamada viralização de causas políticas e sociais sofre um processo de “memeficação”, encontrando limitações em um processo retroalimentado de disputas virtuais supostamente polarizadas, ao mesmo tempo em que, engrossando o coro de um descontentamento com os sistemas hegemônicos de poder, podem produzir estratégias de desidentificação e resistência política.
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