Militância e Design na era das plataformas virtuais: uma análise semiótica da "memeficação" do engajamento político

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.78884

Palavras-chave:

Design Gráfico, Semiótica, Política, Meme, Redes sociais.

Resumo

O artigo investiga, a partir da semiótica, a produção de sentidos de imagens que possuem um propósito político ou social explícito, que representam a base de um certo engajamento político virtual. Tais imagens são reproduzidas em larga escala nas atuais redes sociais, a partir de perfis institucionais ou individuais, e atingem métricas de engajamento consideráveis. Parte-se da hipótese de que os efeitos desta militância virtual tornam as imagens de engajamento dependentes dos mesmos dispositivos semióticos que caracterizam, por exemplo, os memes. O design das plataformas digitais, intensamente dependente de uma estrutura comunicacional baseada no feedback e na assim chamada “economia da atenção”, é analisado na demonstração de como as interações virtuais operam em uma lógica de reforço de ideias. Como conclusão, o trabalho pretende avaliar como a assim chamada viralização de causas políticas e sociais sofre um processo de “memeficação”, encontrando limitações em um processo retroalimentado de disputas virtuais supostamente polarizadas, ao mesmo tempo em que, engrossando o coro de um descontentamento com os sistemas hegemônicos de poder, podem produzir estratégias de desidentificação e resistência política.

Biografia do Autor

Vinicius Cabral Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Newton Paiva (2007) e Mestrado pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente, ministra oficinas e cursos de semiótica e audiovisual (semiótica e cultura digital e temas semelhantes), é sócio-diretor da Cocriativa Conteúdos Audiovisuais e compositor.Vinicius Cabral é artista transmídia. Trafega entre artes visuais, cinema, TV, moda, música experimental e música pop, sempre com a veia disruptiva que herdou de experiências com câmeras de celular (quando elas ainda eram uma novidade) e bandas de garagem no início dos anos 00. No audiovisual, atua em formação, na Aceleração de Projetos Audiovisuais e na roteirização de filmes e séries.

Juliana Rocha Franco, Universidade do Estado de Minas Gerais

Juliana Rocha Franco é doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), mestre em Comunicação Social (UFMG). Professora da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Escola de Design (UEMG) e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Design e Ergonomia (CPqD-UEMG).

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Publicado

09-01-2024

Como Citar

Ribeiro, V. C., & Franco, J. R. (2024). Militância e Design na era das plataformas virtuais: uma análise semiótica da "memeficação" do engajamento político. Arcos Design, 17(1), 79–101. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.78884