Prospectando qualidades relacionais na educação em Design através da quilt-terapia

Autores

  • Cayley Guimarães Universidade Tecnológica do Paraná - UTFPR
  • Frederick M. C. Van Amstel UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.77916

Palavras-chave:

Educação em Design, Estética Quilt, Design e Bem-estar

Resumo

A pandemia da doença COVID-19 alterou profundamente a saúde mental e bem-estar dos estudantes de forma geral. No caso de estudantes de Design, o isolamento impediu o desenvolvimento de habilidades relacionais fundamentais para o exercício pleno da cidadania e da profissão. O retorno às aulas presenciais acrescentou outras incertezas, inseguranças e medos, que agravaram problemas como estresse, ansiedade, e, principalmente, a negação da possibilidade de Ser.  Este estudo explora a estética relacional da quilt-terapia como forma de reconstrução do Ser entre estudantes de Design. A análise de uma colcha de retalhos sobre a experiência de sobreviver a uma pandemia revela qualidades relacionais historicamente negligenciada na Educação em Design, tais como  empatia, confiança e o cuidado. Através da quilt-terapia, o momento pós-pandêmico se transformou em uma prospecção de novas formas de educar e se educar.

Downloads

Publicado

09-01-2024

Como Citar

Guimarães, C., & Van Amstel, F. M. C. (2024). Prospectando qualidades relacionais na educação em Design através da quilt-terapia. Arcos Design, 17(1), 190–211. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.77916

Edição

Seção

Artigos Completos em Fluxo Contínuo