Prospectando qualidades relacionais na educação em Design através da quilt-terapia
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.77916Keywords:
Educação em Design, Estética Quilt, Design e Bem-estarAbstract
A pandemia da doença COVID-19 alterou profundamente a saúde mental e bem-estar dos estudantes de forma geral. No caso de estudantes de Design, o isolamento impediu o desenvolvimento de habilidades relacionais fundamentais para o exercício pleno da cidadania e da profissão. O retorno às aulas presenciais acrescentou outras incertezas, inseguranças e medos, que agravaram problemas como estresse, ansiedade, e, principalmente, a negação da possibilidade de Ser. Este estudo explora a estética relacional da quilt-terapia como forma de reconstrução do Ser entre estudantes de Design. A análise de uma colcha de retalhos sobre a experiência de sobreviver a uma pandemia revela qualidades relacionais historicamente negligenciada na Educação em Design, tais como empatia, confiança e o cuidado. Através da quilt-terapia, o momento pós-pandêmico se transformou em uma prospecção de novas formas de educar e se educar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Arcos Design

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.