Como o design estratégico pode aumentar a assertividade de uma empresa calçadista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.76854

Resumo

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as empresascalçadistas estão identificando a necessidade de um novo posicionamento estratégico. Nesse sentido, o design se apresenta como alternativa de inovação, diferenciação e maior assertividade nos produtos deste mercado extremamente competitivo. O objetivo deste artigo é encontrar metodologias projetuais que, se aplicadas, poderão ajudar o setor de desenvolvimento de uma empresa de calçados a ter coleções mais assertivas. O olhar estratégico para analisar números e coleções faz com que o produto tenha mais chance de aumentar o número de vendas. Dentro da metodologia de estudo de caso, foi incrementada uma entrevista com gestor e responsável do setor de uma empresa chamada Boamar, fabricante de calçados injetados. Durante a construção deste artigo, foi detectado a importância de algumas análises que podem ajudar a aumentar a assertividade de uma coleção e assim garantir uma vantagem competitiva.

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Publicado

09-01-2024

Como Citar

CZRNHAK, Thomás; ALMADA, Juan Felipe; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira; DILKINS, Monique. Como o design estratégico pode aumentar a assertividade de uma empresa calçadista. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 212–229, 2024. DOI: 10.12957/arcosdesign.2024.76854. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/76854. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Completos em Fluxo Contínuo