A Valorização da família como estratégia de objetificação de um “novo morar” na exposição Janelas CASACOR 2020

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73367

Keywords:

Janelas CASACOR, Cultura Material, Novo morar, Pandemia da Covid-19, Design de Interiores.

Abstract

O ano de 2020 foi marcado por uma crise sanitária no Brasil e no mundo, em virtude da pandemia da Covid-19. Nesse contexto, a mostra de arquitetura, design e paisagismo, CASACOR, que usualmente ocorre em formato presencial, adaptou-se e criou a edição Janelas CASACOR, em formato físico-digital, apresentando o que chamou de tendências de um “novo morar” na pandemia. Desse modo, este trabalho tem como objetivo analisar a estratégia Valorização da família utilizada no design de interiores em exposição na mostra Janelas CASACOR 2020 para objetificar esse “novo morar”. Para tanto, adota-se uma perspectiva interdisciplinar a partir dos Estudos da Cultura Material em diálogo com trabalhos das disciplinas de Design, Arquitetura e História. Para a análise parte-se de uma abordagem dos Estudos Culturais, tendo em vista os estudos das imagens. Tem-se como objeto de análise fotografias, textos e vídeos divulgados pela organização da mostra em 3 guias digitais e no site oficial do evento.

Palavras-chave: Janelas CASACOR, Cultura Material, Novo morar, Pandemia da Covid-19, Design de Interiores.

Author Biographies

Carina Seron da Fonseca, Universidade Federal do Paraná

Mestra em Teoria e História do Design (UFPR)

Professora de Design de Interiores e Design de Produto (Unicesumar)

Cláudia Regina Hasegawa Zacar, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduada em Design de Produto e Mestre em Design pela UFPR, Doutora em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR, atua como docente do Departamento de Design da UFPR. Curitiba, PR, Brasil.

Published

2023-07-12

How to Cite

Seron da Fonseca, C., & Hasegawa Zacar, C. R. (2023). A Valorização da família como estratégia de objetificação de um “novo morar” na exposição Janelas CASACOR 2020. Arcos Design, 16(2), 53–71. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73367