“O que há de mais chic”: fragmentos do consumo de moda na Curitiba de 1900-1920

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73337

Palavras-chave:

Cultura Material, consumo de moda, história do design, Curitiba.

Resumo

No início do século XX, Curitiba passou por inúmeras transformações, novas experiências e sentidos que iam de encontro à modernidade, dentre elas o acesso à moda. Neste texto, tenho como objetivo apresentar fragmentos do consumo de moda na capital paranaense entre os anos de 1900 e 1920, identificando espaços, práticas comerciais e os tipos de roupas ali consumidas. Por meio da análise de anúncios de jornais que circulavam na cidade e pesquisas que abordam temas como cultura material, história do design e da moda, República Velha e modernidade, argumento que os novos modos de consumo estabelecidos na cidade dialogavam com as técnicas e tecnologias disponíveis no período, bem como constituíram novos hábitos e sociabilidades, principalmente relacionadas ao comportamento e à presença feminina nos espaços públicos.

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Biografia do Autor

Caroline Muller, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Design (UFPR) com período sanduíche na Universidade de Aveiro - Portugal, mestra em Design (UFPR), graduada em Desenho Industrial – Projeto de Produto (UFSM). Desenvolve pesquisas sobre moda e cultura material, história das mulheres, memória e patrimônio. E-mail: carolinemuller.design@gmail.com


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Publicado

12-07-2023

Como Citar

MULLER, Caroline. “O que há de mais chic”: fragmentos do consumo de moda na Curitiba de 1900-1920. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 72–91, 2023. DOI: 10.12957/arcosdesign.2023.73337. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/73337. Acesso em: 2 maio. 2025.