A construção da práxis pedagógica de Anni Albers no ensino de arte e design: da Bauhaus ao Black Mountain College

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73257

Mots-clés :

Anni Albers, Pedagogia, Ensino em design, Bauhaus, Black Mountain College

Résumé

Este artigo tem como objetivo realizar uma leitura crítica acerca da práxis pedagógica de Anni Albers durante os períodos em que lecionou na Bauhaus, no Black Mountain College, e de forma autônoma como professora particular. Para isso, foca em debater a construção gradual de sua pedagogia a partir de rupturas com pedagogias tradicionais no ensino da arte e do design, às quais ela fora exposta anteriormente, e da influência das culturas pré-colombianas, frequentemente referenciadas em sua prática projetual, nesse processo. O texto articula reflexões sobre tais práticas a conhecimentos sobre o próprio processo de ensino-aprendizagem e sua interferência na realidade sócio-histórico-cultural, tais como se apresentam na práxis de Albers.

Bibliographies de l'auteur-e

João Victor Brito dos Santos Carvalho, Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo

Mestrando em Têxtil e Moda pela EACH-USP. Bacharel em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi (2020). Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Papel e Responsabilidade da Arte e Design (GEPARDS). Atua como designer, ilustrador e pesquisador.

Antonio Takao Kanamaru, Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo

Professor-Doutor na EACH/USP, no Bacharelado Têxtil e Moda, desde 2009. Doutor em Arquitetura e Urbanismo (Design), pela FAU/USP (2006). Mestre em Artes (Artes Visuais) pelo IA/UNESP (2000). Graduado e licenciado em Artes Plásticas e em Ensino da Arte pelo IA/UNESP (1996). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Papel e Responsabilidade da Arte e Design (GEPARDS).

Téléchargements

Publié-e

2023-07-12

Comment citer

Carvalho, J. V. B. dos S., & Kanamaru, A. T. (2023). A construção da práxis pedagógica de Anni Albers no ensino de arte e design: da Bauhaus ao Black Mountain College. Arcos Design, 16(2), 114–134. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73257