A construção da práxis pedagógica de Anni Albers no ensino de arte e design: da Bauhaus ao Black Mountain College
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73257Palavras-chave:
Anni Albers, Pedagogia, Ensino em design, Bauhaus, Black Mountain CollegeResumo
Este artigo tem como objetivo realizar uma leitura crítica acerca da práxis pedagógica de Anni Albers durante os períodos em que lecionou na Bauhaus, no Black Mountain College, e de forma autônoma como professora particular. Para isso, foca em debater a construção gradual de sua pedagogia a partir de rupturas com pedagogias tradicionais no ensino da arte e do design, às quais ela fora exposta anteriormente, e da influência das culturas pré-colombianas, frequentemente referenciadas em sua prática projetual, nesse processo. O texto articula reflexões sobre tais práticas a conhecimentos sobre o próprio processo de ensino-aprendizagem e sua interferência na realidade sócio-histórico-cultural, tais como se apresentam na práxis de Albers.Downloads
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Publicado
12-07-2023
Como Citar
CARVALHO, João Victor Brito dos Santos; KANAMARU, Antonio Takao. A construção da práxis pedagógica de Anni Albers no ensino de arte e design: da Bauhaus ao Black Mountain College. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 114–134, 2023. DOI: 10.12957/arcosdesign.2023.73257. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/73257. Acesso em: 2 maio. 2025.
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Artigos Completos Temáticos
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