O uso dos filtros de aparência do Instagram como experiências de padrões estéticos estruturados às mulheres pela sociedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73254

Palavras-chave:

Filtros do Instagram, Usabilidade, Padrões Estéticos, Sociedade

Resumo

Esta pesquisa, de natureza qualitativa e aplicada, investiga o fenômeno social do uso dos filtros de aparência do Instagram, uma vez que esta categoria de filtros, através dos critérios de usabilidade, é aceita como experiência técnica do usuário, mas representa e reproduz nas suas interfaces os padrões brancos, magros e jovens estruturados pela sociedade às mulheres. Este fenômeno é aqui analisado por meio da interação e da decomposição dos elementos visuais da interface que reforçam esses padrões estruturados socialmente, do refinamento tecnológico que intensifica a interação com essa ferramenta e dos princípios de usabilidade que facilitam o seu manuseio. Já seus procedimentos metodológicos envolvem a pesquisa bibliográfica sobre padrões de beleza e postulados de usabilidade, e uma análise de campo interativa na plataforma Instagram. Para tanto, utilizou-se de uma amostra de seis filtros com edições imagéticas selecionadas devido as suas escalas de representação dos padrões estéticos e de seu alcance na rede. Por fim, realizou-se entrevistas semi-estruturadas com mulheres usuárias de filtros de aparência no Instagram, que relataram as consequências e interferências dos filtros na aceitação das subjetividades dos seus corpos.

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Biografia do Autor

Mariana Gomes Lúcio de Araújo, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora atuante no núcleo Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional (SIGMO) e Núcleo de Inovação, Design e Antropologia (NIDA).

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Publicado

12-07-2023

Como Citar

ANDRÉS DÍAZ MERINO, Eugenio; SCHMIDT ALVEZ DÍAZ MERINO, Giselle; BUENANO RIBEIRO, Larissa; GOMES LÚCIO DE ARAÚJO, Mariana. O uso dos filtros de aparência do Instagram como experiências de padrões estéticos estruturados às mulheres pela sociedade. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 406–435, 2023. DOI: 10.12957/arcosdesign.2023.73254. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/73254. Acesso em: 2 maio. 2025.