Tramas do Projeto Ponto Firme: transversalidades entre design e vulnerabilidade social

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73236

Mots-clés :

design, transversalidade, autonomía, Projeto Ponto Firme

Résumé

Este artigo aborda transversalidades no campo do design, por meio de uma investigação sobre processos, produtos e desdobramentos do Projeto Ponto Firme, criado pelo designer de moda pernambucano Gustavo Silvestre. Para tanto, algumas dessas relações são discutidas, por meio das premissas do Design Justice, bem como do conceito de autonomía e de “design autônomo”, em sintonia com a obra do antropólogo colombiano Arturo Escobar. Os materiais são derivados de pesquisa documental e de campo, acerca do Projeto, com destaque para o documentário O Ponto Firme (2020), dirigido pela cineasta Laura Artigas. O filme encaminha o enfoque para a primeira coleção desfilada na 45ª edição da São Paulo Fashion Week (2018) que são articulados com os fundamentos teóricos. O intuito é enfatizar possibilidades em torno de projetos e processos menos hierarquizados e mais permeáveis a saberes informais no campo do design, com enfoque na participação de grupos socialmente vulneráveis em diferentes etapas.

Biographie de l'auteur-e

Mayã Guimarães Isidoro, Universidade Anhembi Morumbi

Mestre em Design pelo PPG-Design da Universidade Anhembi Morumbi.

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Publié-e

2023-07-12

Comment citer

Isidoro, M. G., & Mesquita, C. (2023). Tramas do Projeto Ponto Firme: transversalidades entre design e vulnerabilidade social. Arcos Design, 16(2), 92–113. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73236