Educação em design: reflexões a partir de abordagens feministas

Authors

  • Cláudia Regina Hasegawa Zacar Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-1756-2347
  • Hadassa Demenjeon Jaco Universidade Federal do Paraná
  • Julia Raniero Pandini Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73112

Keywords:

Design, Educação, Feminismo

Abstract

Neste texto temos como objetivo traçar algumas considerações sobre os processos de ensino e aprendizagem do design a partir de perspectivas feministas. Para tanto, apresentamos os resultados de uma revisão bibliográfica assistemática que abarcou trabalhos recentemente publicados em língua inglesa sobre o tema, incluindo ideias de pesquisadoras e docentes atuantes em cursos de design de diferentes áreas (produto, gráfico, moda, jogos). Destacamos duas abordagens alinhadas aos feminismos e que vêm sendo implementadas na educação em design: a interseccional, que permite embasar as discussões sobre como o design participa da constituição de identidades marcadas por gênero, raça, classe, sexualidade, etc., e como a articulação entre esses marcadores opera nas práticas educativas e projetuais; e a queer, que favorece um distanciamento em relação ao pensamento binário e aos modos hegemônicos de se pensar, ensinar, fazer e avaliar design.  

Author Biography

Cláudia Regina Hasegawa Zacar, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Design

Published

2023-07-12

How to Cite

Zacar, C. R. H., Jaco, H. D., & Pandini, J. R. (2023). Educação em design: reflexões a partir de abordagens feministas. Arcos Design, 16(2), 276–291. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73112