Educação em design: reflexões a partir de abordagens feministas
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73112Keywords:
Design, Educação, FeminismoAbstract
Neste texto temos como objetivo traçar algumas considerações sobre os processos de ensino e aprendizagem do design a partir de perspectivas feministas. Para tanto, apresentamos os resultados de uma revisão bibliográfica assistemática que abarcou trabalhos recentemente publicados em língua inglesa sobre o tema, incluindo ideias de pesquisadoras e docentes atuantes em cursos de design de diferentes áreas (produto, gráfico, moda, jogos). Destacamos duas abordagens alinhadas aos feminismos e que vêm sendo implementadas na educação em design: a interseccional, que permite embasar as discussões sobre como o design participa da constituição de identidades marcadas por gênero, raça, classe, sexualidade, etc., e como a articulação entre esses marcadores opera nas práticas educativas e projetuais; e a queer, que favorece um distanciamento em relação ao pensamento binário e aos modos hegemônicos de se pensar, ensinar, fazer e avaliar design.Downloads
Published
2023-07-12
How to Cite
Zacar, C. R. H., Jaco, H. D., & Pandini, J. R. (2023). Educação em design: reflexões a partir de abordagens feministas. Arcos Design, 16(2), 276–291. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73112
Issue
Section
Artigos Completos Temáticos