Educação em design: reflexões a partir de abordagens feministas
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73112Palavras-chave:
Design, Educação, FeminismoResumo
Neste texto temos como objetivo traçar algumas considerações sobre os processos de ensino e aprendizagem do design a partir de perspectivas feministas. Para tanto, apresentamos os resultados de uma revisão bibliográfica assistemática que abarcou trabalhos recentemente publicados em língua inglesa sobre o tema, incluindo ideias de pesquisadoras e docentes atuantes em cursos de design de diferentes áreas (produto, gráfico, moda, jogos). Destacamos duas abordagens alinhadas aos feminismos e que vêm sendo implementadas na educação em design: a interseccional, que permite embasar as discussões sobre como o design participa da constituição de identidades marcadas por gênero, raça, classe, sexualidade, etc., e como a articulação entre esses marcadores opera nas práticas educativas e projetuais; e a queer, que favorece um distanciamento em relação ao pensamento binário e aos modos hegemônicos de se pensar, ensinar, fazer e avaliar design.Downloads
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Publicado
12-07-2023
Como Citar
ZACAR, Cláudia Regina Hasegawa; JACO, Hadassa Demenjeon; PANDINI, Julia Raniero. Educação em design: reflexões a partir de abordagens feministas. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 276–291, 2023. DOI: 10.12957/arcosdesign.2023.73112. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/73112. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Completos Temáticos
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