Educação em design: reflexões a partir de abordagens feministas

Autores

  • Cláudia Regina Hasegawa Zacar Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-1756-2347
  • Hadassa Demenjeon Jaco Universidade Federal do Paraná
  • Julia Raniero Pandini Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73112

Palavras-chave:

Design, Educação, Feminismo

Resumo

Neste texto temos como objetivo traçar algumas considerações sobre os processos de ensino e aprendizagem do design a partir de perspectivas feministas. Para tanto, apresentamos os resultados de uma revisão bibliográfica assistemática que abarcou trabalhos recentemente publicados em língua inglesa sobre o tema, incluindo ideias de pesquisadoras e docentes atuantes em cursos de design de diferentes áreas (produto, gráfico, moda, jogos). Destacamos duas abordagens alinhadas aos feminismos e que vêm sendo implementadas na educação em design: a interseccional, que permite embasar as discussões sobre como o design participa da constituição de identidades marcadas por gênero, raça, classe, sexualidade, etc., e como a articulação entre esses marcadores opera nas práticas educativas e projetuais; e a queer, que favorece um distanciamento em relação ao pensamento binário e aos modos hegemônicos de se pensar, ensinar, fazer e avaliar design.  

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Biografia do Autor

Cláudia Regina Hasegawa Zacar, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Design

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Publicado

12-07-2023

Como Citar

ZACAR, Cláudia Regina Hasegawa; JACO, Hadassa Demenjeon; PANDINI, Julia Raniero. Educação em design: reflexões a partir de abordagens feministas. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 276–291, 2023. DOI: 10.12957/arcosdesign.2023.73112. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/73112. Acesso em: 2 maio. 2025.