A 14ª edição do P&D Design no Rio de Janeiro, um P&D bem carioca
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71926Resumo
Não é todo dia que a Cidade Maravilhosa recebe um evento acadêmico como o P&D Design. De 26 a 29 de outubro de 2022, a 14ª edição do P&D Design foi realizada de acordo com a tradição do encontro que, desde 1994 em sua 1ª edição, acolhe pesquisadores dos mais variados cantos do país e desdobrou um amplo panorama do campo do design no Brasil contemporâneo. Mas trouxe também diversas inovações.
Esta edição trouxe, pela primeira vez, um tema – o desenho do campo que repercutiu nos 8 eixos temáticos escolhidos: Design no Brasil: quantificação e qualificação; Design: história e teoria; Design e tecnologia; Design e educação; Design e sociedade; Práticas e ferramentas do design; Design e novas economias; organizações, negócios e inovação. E atravessou as palestras de convidados especialíssimos, nacionais e internacionais: João de Souza Leite e Raquel Noronha (Brasil), Tim Ingold (Reino Unido), Lesley-Ann Noel (Trinidad e Tobago) e Alfredo Gutiérez Borrero (Colômbia). Para além da riqueza dessa característica plurinacional, é preciso enfatizar que o “campo do design” apresentou-se atravessado por muitas teorias e práticas de diferentes campos do conhecimento e, nesse sentido, confirmou seu caráter fundamentalmente transdisciplinar.
O evento se desdobrou em muitas outras atividades. Dentre elas as “conversações” foram a grande novidade. Conversações visam o encontro e o estabelecimento de vínculos entre pesquisadores, laboratórios ou grupos de pesquisa interessados em debater temas comuns. Tiveram ótima adesão. Alguns números dão a dimensão desta edição do P&D: 1317 inscrições, 709 artigos recebidos e 523 artigos aprovados, 94 sessões temáticas sendo que 61 virtuais e 33 presenciais, 24 conversações, 200 pessoas envolvidas na estrutura, 120 horas de transmissão e atividade online, 15 lançamentos de livros, 5 palestras, 4 exposições, 2 seminários e 2 oficinas. Se os números dão concretude ao evento, a felicidade dos encontros e trocas, depois de tantas restrições ao longo dos anos de 2020 e 2021, é incomensurável.
Uma outra grande inovação foi o caráter híbrido do evento. Diante das incertezas da pandemia, a Comissão Organizadora optou por oferecer duas possibilidades de participação: presencial ou remota. Essa oferta permitiu que pessoas de todo Brasil participassem do evento de forma remota e, portanto, sem custos de deslocamento e estadia. Inicialmente, a opção foi pensada para garantir a realização do evento mesmo em caso de recrudescimento da pandemia, mas acabou democratizando o acesso em tempos de dificuldades variadas. A realização de um evento com atividades presenciais e atividades remotas, além de algumas híbridas, representou um enorme desafio para nós enquanto designers e pesquisadores em design. Todas essas inovações técnicas e tecnológicas poderão ser aprimoradas nas próximas edições.
Por último, é preciso mencionar que esta edição aconteceu por meio de uma parceria entre duas instituições, uma pública, a Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Esdi/UERJ) e uma privada, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (Espm). Mais especificamente, a parceria foi entre dois programas de Pós-Graduação, o Programa de Pós-Graduação em Design (PPDEsdi/UERJ), programa acadêmico com mestrado e doutorado e o Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC/Espm). O evento foi realizado em ambos os campi, o da Lapa e o da Glória permitindo aos participantes conhecer esses dois bairros que são dos mais importantes sob o ponto de vista histórico e cultural da nossa cidade.
Para nós, Equipe PPDEsdi da Comissão Organizadora, a realização da 14ª edição do P&D Design foi uma experiência enriquecedora. Uma primeira equipe havia começado a planejar o evento desde antes da pandemia e, a partir de 2021, uma nova equipe se formou sempre com docentes e discentes e trabalhou incansavelmente para o sucesso do evento. Além dessa equipe específica, todo o corpo docente e discente do PPDesdi se envolveu em todas as frentes do evento: como autores, pareceristas, coordenadores de eixo e, claro, organizadores de todas as atividades. Agradecemos com muito carinho a dedicação de cada um deles.
Felizes com essa realização, agora encerramos com a publicação de alguns textos selecionados especialmente para a revista Arcos Design e, muito em breve, com a publicação dos Anais pela editora Blucher. Por fim, agradecemos FAPERJ e CAPES pelo apoio.
https://peddesign.com.br/
Equipe PPDEsdi da Comissão Organizadora
Almir Mirabeau,
Barbara Szaniecki
Carolina Noury
Ligia Medeiros
Sydney Freitas
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.