Livros Infantis em Multiformato: articulações entre educação e design
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71235Palavras-chave:
Livro Multiformato, Inclusão, Literatura InfantilResumo
A partir de um recorte de pesquisa, conduzida pelo <omitido para revisão cega>, que tomou como mote o desenvolvimento de livros em multiformato acessível a todas as crianças, este artigo objetiva evidenciar a articulação importante entre as áreas da educação e do design para análise, produção e qualificação dos livros. Atualmente, existe no mercado grande variedade de livros destinados ao público infantil, porém sem acessibilidade. Os livros apresentados neste estudo possuem versões distintas: uma em braille e tinta em fonte ampliada e outra em Comunicação Alternativa. Ambas contam com imagens ilustradas táteis, audiodescrição e contação da história na Língua Brasileira de Sinais. A metodologia utilizada foi a de Pesquisa-Intervenção. O estudo possibilitou o teste e a produção total de dezenas livros, os quais foram doados a bibliotecas e a escolas públicas. Além disso, constituiu-se como importante pesquisa para o estabelecimento de critérios pertinentes à produção futura de livros em multiformato.Downloads
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Publicado
06-01-2023
Como Citar
DE FREITAS, Cláudia Rodrigues; CARDOSO, Eduardo; WERNER, Sheyla. Livros Infantis em Multiformato: articulações entre educação e design. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 280–299, 2023. DOI: 10.12957/arcosdesign.2023.71235. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/71235. Acesso em: 11 maio. 2025.
Edição
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Artigos
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