Ponto, linha e campo: três modos de vero campo do design
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71229Palavras-chave:
Campo do design, Teoria do design, Design OrganizacionalResumo
Neste artigo, tratamos da questão do campo do design, partindo das considerações deBruce Archer, Nigel Cross e, principalmente, Richard Buchanan. De modo a organizar concepções concomitantes do campo, utilizamos, além da ideia do design como campo, das figuras da linha e do ponto. Pensado com linha, o design corresponde a uma disciplina básica para a todas asespecializações, e, como ponto, o design torna-se o lugar de encontro dos diversos saberes e fazeres voltados à criação e transformação das organizações. Identificamos a questão do campo como sendo fundamental para alguns profissionais e educadores do design após a Segunda Guerra Mundial, quando problemas de maior escala e complexidade passaram a exigir novas abordagens e métodos de projeto;e a organização comooprincipal ente social responsável a partir de entãopelo mundo que habitamos, a saber, o mundo artificial ou feito pelo ser humano.