Ponto, linha e campo: três modos de vero campo do design

Autores

  • Felipe Kaizer Escola Superior de Desenho Industrial – Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71229

Palavras-chave:

Campo do design, Teoria do design, Design Organizacional

Resumo

Neste artigo, tratamos da questão do campo do design, partindo das considerações deBruce Archer, Nigel Cross e, principalmente, Richard Buchanan. De modo a organizar concepções concomitantes do campo, utilizamos, além da ideia do design como campo, das figuras da linha e do ponto. Pensado com linha, o design corresponde a uma disciplina básica para a todas asespecializações, e, como ponto, o design torna-se o lugar de encontro dos diversos saberes e fazeres voltados à criação e transformação das organizações. Identificamos a questão do campo como sendo fundamental para alguns profissionais e educadores do design após a Segunda Guerra Mundial, quando problemas de maior escala e complexidade passaram a exigir novas abordagens e métodos de projeto;e a organização comooprincipal ente social responsável a partir de entãopelo mundo que habitamos, a saber, o mundo artificial ou feito pelo ser humano.

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Publicado

06-01-2023

Como Citar

Kaizer, F. (2023). Ponto, linha e campo: três modos de vero campo do design. Arcos Design, 16(1), 12–33. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71229