O mito do empreendedorismo e a prática do design

Autores

  • Luciana Siqueira Gonçalves PUC-Rio
  • Albert Cipiniuk UERJ e PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71136

Palavras-chave:

Design, Empreendedorismo, Neoliberalismo

Resumo

Desde meados do século XX o modo de produção capitalista vem passando por profundas transformações que afetaram a organização produtiva mundial e, consequentemente, o modo de ser dos trabalhadores. Estas transformações que ocorreram no capitalismo foram muito significativas e a vida prática e cotidiana da população como um todo vem sendo reconfigurada. Este artigo buscou fazer uma análise das repercussões no mundo do trabalho, particularmente dos designers, em decorrência destas metamorfoses que estão relacionadas ao neoliberalismo e ao o que ficou conhecido como reestruturação produtiva. Essa nova forma do trabalho, especialmente a chamada gestão empresarial, exigiu uma diferente postura do designer que teve que passar a atuar de maneira compatível com a lógica do empreendedorismo. O objetivo principal foi examinar alguns reflexos destas transformações que incidiram sobre o Campo do Design.

Downloads

Publicado

06-01-2023

Como Citar

Gonçalves, L. S., & Cipiniuk, A. (2023). O mito do empreendedorismo e a prática do design. Arcos Design, 16(1), 466–482. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71136