“A realidade nem sempre é frustrante”: Alinhando os modelos mentais de usuários com as reais capacidades de Assistentes de Voz (AVs)
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71086Palavras-chave:
Assistentes de Voz, Modelos Mentais, Usabilidade.Resumo
Assistentes de Voz (AVs), como Alexa, estão cada vez mais populares, mas os modelos mentais dos usuários são incompatíveis com as reais capacidades desses sistemas. Para melhorar as interações, alinhar as percepções dos usuários com o real funcionamento dos AVs é necessário, e, para isso, é essencial considerar as percepções dos designers desses produtos. Assim, foram conduzidas entrevistas exploratórias semi-estruturadas com profissionais experientes em interfaces conversacionais, visando explorar suas opiniões sobre as causas para as lacunas nos modelos mentais dos usuários e identificar soluções para o problema. Os resultados indicaram que as características antropomórficas dos AVs e a apresentação de informações foram considerados influentes para as percepções dos usuários, assim como marketing, ficção científica e as características dos usuários. Ainda, aumentar a transparência do sistema foi considerada uma solução adequada, mas os designers precisam ter as habilidades e conhecimento para aplicar a solução, considerando as necessidades dos usuários e de usabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.