Juventude “transada” nas capas da Pop, primeira revista jovem do Brasil (anos 1970)

Authors

  • Maureen Schaefer França

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71084

Keywords:

Revista Pop, juventude, anos 1970

Abstract

A Pop, primeira revista destinada à juventude brasileira, circulou entre 1972 e 1979, dialogando com transformações comportamentais do período impulsionadas pela contracultura e pelos movimentos gay e feminista. Busco compreender como as capas da Pop moldaram modelos de juvenilidades que, a priori, questionaram o conservadorismo social, ampliando referências para a construção das identidades juvenis. Nessa perspectiva, utilizo pesquisas sobre Juventude, Gênero, Raça, História, Imagem e Design. O estudo das mídias é relevante, pois elas constroem representações que parecem ser a própria realidade, legitimando e ampliando, mas também interditando modos de ser e estar no mundo, podendo reiterar e/ou tensionar desigualdades sociais. O estudo indicou que a Pop questionou modelos de comportamento tradicionais, embora tenha produzido, em grande medida, representações de juvenilidades ligadas às camadas privilegiadas, à branquitude e à heteronormatividade.

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Published

2023-01-06

How to Cite

FRANÇA, Maureen Schaefer. Juventude “transada” nas capas da Pop, primeira revista jovem do Brasil (anos 1970). Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 76–101, 2023. DOI: 10.12957/arcosdesign.2023.71084. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/71084. Acesso em: 2 may. 2025.