O curso Técnico de Desenho Industrial do CEFET-PR: Contexto de criação, desafios e objetivos

Autores

  • Ana Carolina Martins Pinheiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcos da Costa Braga Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71082

Palavras-chave:

Design, Educação, História

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender aspectos da criação, formação e consolidação, nos anos 1980, do pioneiro Curso Técnico de Desenho Industrial do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR). Para isso, descreve as origens institucionais, que desde seu surgimento como Escola Técnica oferecia disciplinas relacionadas ao Desenho Industrial. Como estratégia metodológica, este trabalho se vale principalmente da abordagem da Micro-história e dos métodos História Oral. As fontes históricas levantadas foram os documentos institucionais da própria escola, matrizes curriculares e entrevistas com professoras do curso nos anos 1980. Fizemos também um estudo comparativo com os primeiros cursos superiores de Design em Curitiba (UFPR e PUC-PR). Este trabalho permite compreender melhor como o curso técnico do CEFET-PR foi se consolidando, como suas abordagens pedagógicas buscavam atender às necessidades locais da época e, ao mesmo tempo, manter os traços que o caracterizaram desde a fundação da instituição.

Downloads

Publicado

06-01-2023

Como Citar

Pinheiro, A. C. M., & Braga, M. da C. (2023). O curso Técnico de Desenho Industrial do CEFET-PR: Contexto de criação, desafios e objetivos. Arcos Design, 16(1), 34–57. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71082