Al Borde: inserção na realidade como lugar de aprendizagem

Autores

  • Pascual Gangotena
  • David Barragán
  • Marialuisa Borja
  • Esteban Benavides

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2021.70224

Palavras-chave:

Arquitetura, Al Borde, Design colaborativo e Desenvolvimento.

Resumo

Este ensaio apresenta uma coleção de cinco ações projetuais realizadas de maneira colaborativa pelo coletivo de arquitetos equatorianos Al Borde. Este coletivo busca estreitar a distância entre o ensino acadêmico e a prática construtiva, além de aproveitar ao máximo as condições locais como parte relevante do projeto a ser realizado. Essa postura tem como intuito empoderar pessoas e criar um ambiente real de ensino acadêmico, fugindo da prática simulada ainda comum ao meio universitário. O coletivo Al Borde acredita em ações socialmente engajadas, cujo resultado se expressa na forma de empoderamento e produz uma estética que nasce do território trabalhado conjuntamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-09-2022

Como Citar

GANGOTENA, Pascual; BARRAGÁN, David; BORJA, Marialuisa; BENAVIDES, Esteban. Al Borde: inserção na realidade como lugar de aprendizagem. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 34–45, 2022. DOI: 10.12957/arcosdesign.2021.70224. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/70224. Acesso em: 19 jun. 2025.