Uma Reforma Curricular Recente e a Necessidade de Avançarmos Ainda Mais em um Pensamento Diverso e Conectado com o Território

Autores

  • Iazana Guizzo FAU/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2021.69150

Palavras-chave:

Políticas de Design, Promoção de Design, Design e Desenvolvimento.

Resumo

Como pensar uma reforma curricular em Arquitetura e Urbanismo nos dias de hoje? Essa questão atravessa a crise atual do habitar humano sobre a Terra, que arrasta consigo outras espécies para um grande colapso global. A experiência do currículo Construir na Diferença realizada na Universidade Santa Úrsula, uma universidade tradicional e privada no Rio de Janeiro, trás algumas questões importantes. A mudança de paradigma que busca não projetar mais para, mas com o outro, a aposta no corpo e a possibilidade de organizar um curso a partir da materialidade sem que ela fosse apartada do pensamento, possibilitou situar esse ofício em um país plural, repleto de diferentes cosmologias não centrais. Além dessa experiência, o artigo coloca a necessidade da escuta de outras cosmologias ao pensarmos os territórios brasileiros, tais como as ameríndias e afro-diaspóricas. E com elas proporcionar que cada arquiteto se deixe contagiar por uma certa delicadeza de habitar o mundo, de pisar suave na Terra, de entender que a Terra está viva e que com ela podemos dialogar.

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Publicado

22-09-2022

Como Citar

GUIZZO, Iazana. Uma Reforma Curricular Recente e a Necessidade de Avançarmos Ainda Mais em um Pensamento Diverso e Conectado com o Território. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 7–19, 2022. DOI: 10.12957/arcosdesign.2021.69150. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/69150. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Completos Temáticos