O ensino de projeto e o digital: notas sobre futuros possíveis

Autores

  • Marcelo Tramontano IAU USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2021.66272

Palavras-chave:

Processos digitais de projeto, Ensino de projeto, Ensino remoto online, Ensino híbrido.

Resumo

Transcrito e retrabalhado a partir de uma fala do autor no seminário "O projeto nas frestas", na ESDI-UERJ, este texto recupera as principais ideias ali apresentadas e debatidas sobre possíveis contribuições do digital para se pensar o futuro do ensino de projeto de arquitetura e urbanismo. O texto propõe uma breve linha do tempo sobre a introdução dos processos digitais na formação de arquitetos, no Brasil, evidencia os efeitos da pandemia ao tornar obrigatório o ensino remoto via Internet, e sugere pontos para uma pauta de discussões, em um futuro próximo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-05-2022

Como Citar

TRAMONTANO, Marcelo. O ensino de projeto e o digital: notas sobre futuros possíveis. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 48–59, 2022. DOI: 10.12957/arcosdesign.2021.66272. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/66272. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Completos Temáticos