Do desenho ao algoritmo: desdobramento de um experimento gráfico a partir do exercício de Armin Hofmann

Autores

  • Leopoldo Augusto Leal

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2020.66058

Palavras-chave:

Design experimental, Criatividade, Armin Hofmann, Algoritmo, Design gráfico.

Resumo

Em 2019, foi defendida a tese Pandemonium: processo de criação, experimentação e acaso, que relata as fases do processo de criação em design gráfico e demonstra na prática uma série de experimentos. O presente artigo tem como objetivo apresentar os desdobramentos e conexões, posteriores à publicação da tese, de um dos experimentos, que tomou como ponto de partida o exercício do designer Armin Hofmann. O experimento foi iniciado com a construção de um dispositivo físico, culminou na criação de um aplicativo digital de geração de formas e posteriormente um sistema de azulejos. Dessa maneira, identificou-se uma aproximação entre o exercício de Hofmann e a abordagem algorítmica e computacional da atualidade e ainda como o computador pode ser uma ferramenta geradora de novas ferramentas. O resultado apresentado demonstra que um projeto experimental não tem fim e pode ser constantemente revisitado e que o contato com diferentes pesquisadores proporcionou a tomada de novos rumos.

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Publicado

20-04-2022

Como Citar

Leal, L. A. (2022). Do desenho ao algoritmo: desdobramento de um experimento gráfico a partir do exercício de Armin Hofmann. Arcos Design, 13(1), 5–26. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2020.66058

Edição

Seção

Artigos Completos Temáticos