Relações entre experiência do usuário e design emocional na interação humano computador

Autores

  • João Gabriel Danesi Morisso UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marcelo Gitirana Gomes Ferreira Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2021.51952

Palavras-chave:

Experiência do usuário, Design emocional, Interação Humano-Computador, HCI

Resumo

Este artigo tem como objetivo encontrar e selecionar trabalhos acadêmicos publicados em periódicos que aproximam as áreas da experiência do usuário (UX) e do design emocional sob a perspectiva da interação humano computador. Com uma revisão bibliográfica sistemática, utilizando as bases de dados Scopus e Web of Science, foram selecionados estudos relacionados aos temas para verificar as relações feitas entre as áreas. Como resultado, foram encontrados caminhos e dificuldades na integração entre as duas áreas, concluindo com direcionamentos em um campo fértil para que novas pesquisas sejam efetuadas na interseção entre UX e design emocional. 

Biografia do Autor

João Gabriel Danesi Morisso, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando do programa de Design: Interfaces e Interações Cognitivas do CEART/UDESC. Com pós-graduação em Gestão da Comunicação Digital em Ambientes Corporativos na ECA/USP e trabalho de conclusão aprofundando os estudos de comércio eletrônico especificamente para arte contemporânea. É graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano. Possui experiência nas áreas de Comunicação, Branding e Design.

Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor Associado do Departamento de Design da UDESC, atuando na graduação do curso de Design, nas pós-graduações em Design e em Administração daquela universidade, assim como no curso de pós-graduação em Design da UFSC. Tem experiência na área de Desenvolvimento de Produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia e usabilidade, e desenvolvimento de TAs, metodologia de projeto e desenvolvimento colaborativo de produtos. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFPE (1992). Realizou mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica na UFSC (1997 e 2006), na área de Projeto de Sistemas Mecânicos. Fez estágio de pós-doutorado em Design Cerâmico na A2D (Agência para o Design Cerâmico) da UFSC em 2008. Trabalhou como engenheiro de projeto mecânico na Rhodia Nordeste (1992 a 1994) e como engenheiro de produto da Volkswagen-Audi em Curitiba (1998 a 2002). Foi engenheiro residente na sede da Volkswagen, em Wolfsburg na Alemanha (1999 a 2000).

Downloads

Publicado

22-09-2022

Como Citar

Danesi Morisso, J. G., & Gomes Ferreira, M. G. (2022). Relações entre experiência do usuário e design emocional na interação humano computador. Arcos Design, 14(2), 46–61. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2021.51952

Edição

Seção

Artigos Completos em Fluxo Contínuo