Educação cartográfica - práxis transdisciplinar no Colégio de Aplicação da UERJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2018.44067Keywords:
educação, cartografia, práxis, codesign, copesquisaAbstract
Este artigo é uma versão revisada do trabalho apresentado no 1o Seminário Nacional Alfabetização sem Cartilha, que foi escrito com enfoque na alfabetização. Neste contexto, traz novas reflexões sobre a experiência transdisciplinar de uma “educação cartográfica”, desenvolvida no Colégio de Aplicação da Uerj (CAp-Uerj), com a participação de diversos profissionais, educadores, estudantes e cidadãos. O projeto utiliza a abordagem cartográfica para combinar diferentes linguagens e campos do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem com crianças do terceiro ano do ensino fundamental. “Rio Comprido, o bairro que nos une” parte do estudo sobre o território onde se localiza a escola, incorporando o desafio pedagógico de estimular a compreensão do mundo e libertação do pensamento para se materializar no encontro entre diferentes saberes e práticas, reunindo pessoas, afetos e desejos, entre os campos da educação, artes, design, geografia, história, arquitetura e urbanismo. A prática pedagógica pautada pela experiência coloca as crianças no papel de pesquisadoras e co-autoras, olhando para assuntos da vida - como a situação da sua própria escola, o bairro e a relação com as pessoas, a cidade e sua construção coletiva - e aprendendo a se situar e expressar de forma integrada, através das palavras mas também de outras manifestações visuais. Dessa forma, se constitui um projeto de copesquisa transdisciplinar construído no diálogo entre as diferenças, que potencializa as existências na produção de outras realidades e de mundo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.