Os jogos e o Design no Brasil: uma investigação acerca da produção acadêmica da CAPES

Autores

  • Larisa Paes Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Mestranda
  • Zoy Anastassakis Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Professora Adjunta

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2016.25591

Palavras-chave:

jogos, design de games, CAPES

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um exercício exploratório inspirado na técnica de revisão sistemática para iniciar uma investigação acerca da relação entre jogos e Design através da análise da produção intelectual brasileira via banco de teses da CAPES. Os resultados pretendem iniciar um mapeamento geral da menção dos jogos dentro da área de Design, bem como levantar um panorama sobre o estado da arte e evolução do tema em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larisa Paes, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Mestranda

Designer e pesquisadora CAPES. Mestranda em Design na Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI-UERJ). Desenvolve pesquisa no Laboratório de Design e Antropologia (LaDA). Atualmente seu trabalho está focado no design de jogos como meio para facilitar processos de design colaborativo. Seus temas de interesse são: jogos, codesign, cocriação, práticas colaborativas em design e engajamento.

Zoy Anastassakis, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Professora Adjunta

Designer e Antropóloga. Professora Adjunta da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ), onde coordena o Laboratório de Design e Antropologia (LaDA). Pesquisadora FAPERJ. Diretora da Escola Superior de Desenho Industrial, no período de 2016 a 2019.

Downloads

Publicado

13-07-2017

Como Citar

PAES, Larisa; ANASTASSAKIS, Zoy. Os jogos e o Design no Brasil: uma investigação acerca da produção acadêmica da CAPES. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 132–143, 2017. DOI: 10.12957/arcosdesign.2016.25591. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/25591. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos