O valor do design no processo de decisão: um modelo de três camadas
Palavras-chave:
Metodologia, Gestão de Projeto, CriatividadeResumo
Este artigo resume o projeto de tese de doutorado em que estou trabalhando atualmente. O tema aborda a importância de um projeto estritamente do ponto de vista de gestão (deixa de lado o valor do design como um setor de actividade, bem como outras questões conexas). Sua principal conclusão, que ainda está a ser testada através de uma pesquisa de campo, é que ao invés de um único cálculo do ROI, que até agora se pensava ser a solução para gestão de projeto, nós precisamos somente de três indicadores diferentes, dependendo de problemas específicos que estejam sendo abordados, a saber:
- O processo de decisão sobre se deve-se ou não incorporar o projeto em nossa função gerencial;
- A monitorização da função do design juntamente com a implantação do projeto;
- O desempenho do projeto como uma função de gestão em geral.
Sugiro que o primeiro problema pode ser resolvido com um índice composto que eu chamo de "design multiplicador", enquanto os problemas de gestão podem ser combatidos com a ajuda de um "painel de design", formado por um conjunto de indicadores-chave de desempenho e, finalmente, o desempenho global pode ser calculado através da técnica de ROI, enquanto a combinação de ROIs aplicada ao design (RODIS) pode ser usado para elaborar um "projeto multiplicador", citado anteriormente, fechando, assim, o modelo.
Entretanto, coloco em cheque o próprio conceito de RODI, por conta das deficiências do próprio sistema de contabilidade; uma visão meramente financeira não pode representar o verdadeiro valor que o design traz. Sugiro, portanto, que uma abordagem “Value Based Management” é muito mais adequado neste caso. Dito isso, a existência de um projeto multiplicador pode incentivar as organizações de pequeno porte a usarem o design, assim como a simplicidade do painel de design permitir-lhes controlar os projetos de uma forma mais eficaz.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.