Morfologia para setas em livros didáticos: Uma abordagem semiótica
Palavras-chave:
Setas, Design da Informação, SemióticaResumo
As setas são importantes indexicadores semióticos e um tópico de investigação em Design da Informação, Semiótica Cognitiva e Teoria da Educação. Uma classificação semiótica da variedade de setas e suas operações permite-nos entendê-las funcional e morfologicamente, elucidando o modo como operam em tarefas cognitivas complexas associadas a aprendizagem (percepção, categorização, memória, atenção, etc.). Este artigo examina o emprego de setas em ilustrações de 144 livros didáticos de Ciências do ensino fundamental com base na teoria estendida do signo de C.S. Peirce.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-12-2010
Como Citar
MARTINS, Liziane; QUEIROZ, João. Morfologia para setas em livros didáticos: Uma abordagem semiótica. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/17419. Acesso em: 23 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.