EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE:

ASPECTOS DAS AÇÕES DO SUBPROJETO ARTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NOS ANOS DE 2020 A 2022

Autores

  • Aldo Victorio Filho
  • Isabel Almeida Carneiro
  • João Vitor Barroso da Silva

Palavras-chave:

Artes Visuais, Ensino remoto, Educação, Pandemia

Resumo

O presente artigo apresenta e discute as principais ações do núcleo de Artes do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), seus desdobramentos e repercussões. Frente aos desafios impostos pela pandemia global do novo coronavírus, desenvolvemos metodologias que dialogassem com os saberes, interesses, expectativas e condições dos estudantes das escolas parceiras. Atualizamos os referenciais teóricos, adequamos e criamos metodologias e ponderamos sobre os resultados das ações destacando a importância do projeto para a experiência nos e dos cotidianos escolares. Desse modo, o subprojeto reiterou o compromisso do PIBID com a promoção da vida e da produção escolar de modo a beneficiar a formação cidadã de todas as pessoas envolvidas em suas ações e atividades. Bem como, aproximar os princípios defendidos pela Universidade às instituições escolares e à sociedade como um todo em um período de crise.

Biografia do Autor

Aldo Victorio Filho

Professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Isabel Almeida Carneiro

Professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

João Vitor Barroso da Silva

Estudante do 5° período de Artes Visuais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Downloads

Publicado

2022-10-26

Como Citar

Filho, A. V., Carneiro, I. A., & da Silva, J. V. B. (2022). EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE:: ASPECTOS DAS AÇÕES DO SUBPROJETO ARTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NOS ANOS DE 2020 A 2022. Revista Aproximando, 6(9). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/aproximando/article/view/89920

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)