AINDA QUE NÃO O IDEAL, O POSSÍVEL

NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA E ENSINO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA PANDEMIA.

Autores

  • Ricardo A. S. Mendes
  • Eduardo Ferraz Felippe
  • Anabela C. B. de Abreu
  • Benilson M.L. Sancho
  • Marta C. S. D. Robalinho
  • Ilanajara Martinelli de Souza
  • Adriele C. da Silva
  • Alexandre de L. Figueiredo
  • Ana K. C. A. Sorrentino
  • André L. da S. P. Carneiro
  • Andrea A. B. Menegatte
  • Bianca C. de Matosca
  • Daniel A. Cardoso
  • Dara F. Barbosa
  • Eleandro D. Silva
  • Gabriel L. Ruiz
  • Gabriela O. P. Benedito
  • Gabrielle R. do Carmo
  • Gisele P. da Cunha
  • Hugo H. Mendonça
  • Ilanajara Martinelli de Souza
  • Katiane M. do Carmo
  • Lucas do C. Soares
  • Mercedes G. de M. Coutinho
  • Monique S. Ferreira
  • Rayane A. Lopes
  • Renata C. P. da Silva
  • Renata L. de Araújo
  • Roberta S. da Silva
  • Rodrigo da C. R. Telles
  • Thais de S. S. Pereira
  • Victor H. do N. Vasconcelos
  • Yara Lanes Braido

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Ensino de História, Pandemia, Experiência

Resumo

O presente trabalho pretende apresentar de forma linear o desenvolvimento do Subprojeto de História que compôs o Projeto de Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Nesse sentido, a abordagem busca apontar as iniciativas adotadas ao longo da proposta, os obstáculos impostos pelo cenário de desarticulação do ensino público, bem como os problemas enfrentados pelo estabelecimento do ensino remoto como alternativa para minorar os efeitos do contexto pandêmico ao longo do qual o processo se desenvolveu. Além disso, pretendemos apresentar a singularidade da existência desse projeto frente a projetos anteriores, como o PIBID, explicitando suas contribuições e limites para a formação de estudantes licenciados em História.

Biografia do Autor

Ricardo A. S. Mendes

Professor do Departamento de História da UERJ.

Eduardo Ferraz Felippe

Professor do Departamento de História da UERJ.

Anabela C. B. de Abreu

Professora da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.

Benilson M.L. Sancho

Professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.

Marta C. S. D. Robalinho

Professora da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.

Ilanajara Martinelli de Souza

Professora da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.

Adriele C. da Silva

Residente

Alexandre de L. Figueiredo

Residente

Ana K. C. A. Sorrentino

Residente

André L. da S. P. Carneiro

Residente

Andrea A. B. Menegatte

Residente

Bianca C. de Matosca

Residente

Daniel A. Cardoso

Residente

Dara F. Barbosa

Residente

Eleandro D. Silva

Residente

Gabriel L. Ruiz

Residente

Gabriela O. P. Benedito

Residente

Gabrielle R. do Carmo

Residente

Gisele P. da Cunha

Residente

Hugo H. Mendonça

Residente

Katiane M. do Carmo

Residente

Lucas do C. Soares

Residente

Mercedes G. de M. Coutinho

Residente

Monique S. Ferreira

Residente

Rayane A. Lopes

Residente

Renata C. P. da Silva

Residente

Renata L. de Araújo

Residente

Roberta S. da Silva

Residente

Rodrigo da C. R. Telles

Residente

Thais de S. S. Pereira

Residente

Victor H. do N. Vasconcelos

Residente

Yara Lanes Braido

Residente

Downloads

Publicado

2022-09-14

Como Citar

Mendes, R. A. S., Felippe, E. F., de Abreu, A. C. B., Sancho, B. M., Robalinho, M. C. S. . D., de Souza, I. M., … Braido, Y. L. (2022). AINDA QUE NÃO O IDEAL, O POSSÍVEL: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA E ENSINO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA PANDEMIA. Revista Aproximando, 6(8). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/aproximando/article/view/89900