FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Maria Cristina Ferreira dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Caio Roberto Siqueira Lamego
  • Tatiana Nascimento Docile
  • Adalto de Oliveira Lima Neto
  • Bruna de Oliveira Teixeira
  • Eduardo Lima da Silva
  • Eloiza Teixeira Santiago
  • Franciane Castelhano Leal de Souza
  • Gabriel dos Santos Campos Calabrot
  • Gabriel Fragoso Navarro Garcia
  • João Paulo da Silva Rocha
  • Julia do Espírito Santo de Oliveira
  • Larissa Coutinho Quintanilha Góes
  • Larissa da Silva Santos de Azevedo
  • Louise Francisco
  • Lucas da Rocha Peixoto
  • Patrícia Julia de Almeida Silva
  • Rafaella Costa de Andrade
  • Raquel Felício de Souza
  • Rejane Souza de Abreu
  • Simone da Silva Santana Baptista
  • Thays Braga Almeida
  • Tiely Cristina Rodrigues da Silva
  • Shely Cristina Rocha de Melo
  • Suane Maria Alexandre Jaccoud
  • Vitória Cremades Gomes

Palavras-chave:

Formação Docente, Ensino de Ciências e Biologia, Ensino Remoto, Residência Pedagógica

Resumo

Nesse artigo trata-se de atividades desenvolvidas no Subprojeto Biologia do Programa Residência Pedagógica CAPES/UERJ, em duas escolas no estado do Rio de Janeiro, de 2020 a 2022. Foram realizadas reuniões e seminários com residentes e professores. Os residentes realizaram atividades de regência, observação e produção de materiais didáticos, destacando-se: videoaulas, jogos didáticos, oficinas pedagógicas, atividades de experimentação, textos e exercícios, incorporando estratégias didático-pedagógicas no ensino de Ciências e Biologia. Apontam-se contribuições para a formação de licenciandos e professores, como: valorização do trabalho coletivo; articulação entre escolas e universidade; práticas interdisciplinares; estratégias alternativas de ensino para o ensino remoto; importância para a permanência dos residentes nos cursos de licenciatura e discussões sobre as reformas curriculares na educação básica e superior. Ressalta-se a relevância do PRP na formação docente inicial e continuada.

Biografia do Autor

Maria Cristina Ferreira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) 

Caio Roberto Siqueira Lamego

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde – Instituto Oswaldo Cruz/ Fiocruz.
Mestre em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade pela UERJ. Docente da Secretaria de Estado de
Educação – SEEDUC-RJ e do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert – ISEPAM-FAETEC

Tatiana Nascimento Docile

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro 

Adalto de Oliveira Lima Neto

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Bruna de Oliveira Teixeira

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Eduardo Lima da Silva

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Eloiza Teixeira Santiago

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Franciane Castelhano Leal de Souza

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Gabriel dos Santos Campos Calabrot

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Gabriel Fragoso Navarro Garcia

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

João Paulo da Silva Rocha

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Julia do Espírito Santo de Oliveira

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Larissa Coutinho Quintanilha Góes

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Larissa da Silva Santos de Azevedo

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Louise Francisco

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Lucas da Rocha Peixoto

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Patrícia Julia de Almeida Silva

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Rafaella Costa de Andrade

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Raquel Felício de Souza

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Rejane Souza de Abreu

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Simone da Silva Santana Baptista

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Thays Braga Almeida

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Tiely Cristina Rodrigues da Silva

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Shely Cristina Rocha de Melo

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Suane Maria Alexandre Jaccoud

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Vitória Cremades Gomes

Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Downloads

Publicado

2022-09-22

Como Citar

dos Santos, M. C. F., Lamego, C. R. S., Docile, T. N., Neto, A. de O. L., Teixeira, B. de O., da Silva, E. L., … Gomes, V. C. (2022). FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Revista Aproximando, 6(8). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/aproximando/article/view/89898