A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA QUE DESEJAMOS: REFLEXÕES A PARTIR DOS PADRÕES ARQUETÍPICOS NO ENSINO

Autores

  • Delba Maria Conceição Lopes

Palavras-chave:

investigação (auto)biográfica; padrões arquetípicos de ensino; complexidade.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as experiências escolares da autora e a escola que deseja construir como futura profissional do ensino, principalmente a partir da contribuição da psicologia analítica e de seu estudo sobre padrões arquetípicos de ensino. Essa reflexão foi possível devido a sua participação em um grupo de pesquisa que valoriza a escrita de si e a autoria, pois tem como um dos seus fundamentos teórico-metodológicos a abordagem (auto) biográfica. Dessa forma, como bolsista e pesquisadora, foi convidada a escrever sobre as suas experiências educativas e a relacioná-las com as teorias estudadas, percebendo a singularidade e ao mesmo tempo a sua pertença a um contexto educativo, histórico, social e planetário, tal como destaca a teoria da complexidade, outra contribuição importante desta investigação.

Downloads

Publicado

2018-05-17

Como Citar

Lopes, D. M. C. (2018). A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA QUE DESEJAMOS: REFLEXÕES A PARTIR DOS PADRÕES ARQUETÍPICOS NO ENSINO. Revista Aproximando, 2(3). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/aproximando/article/view/89870

Edição

Seção

PREMIADOS DA 15ª SEMANA DE GRADUAÇÃO