UMA LEITURA STEAMPUNK DA OBRA A LIÇÃO DE ANATOMIA DO TEMÍVEL DR. LOUISON (2014), DE ENÉIAS TAVARES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo temos como objetivo analisar os elementos do subgênero de ficção científica intitulado steampunk a partir da obra A lição de anatomia do temível Dr. Louison (2014), de autoria de Enéias Tavares. Os estudos de Causo (2015), Pegoraro (2012a; 2012b) e Roberts (2018) são as bases que fundamentam teoricamente o estudo. Neste texto consideramos a relação dos personagens de domínio público dos clássicos da literatura nacional e investigamos como esses personagens foram recriados nesta narrativa steampunk. Assim, averiguamos as características ficcionais dessa narrativa imbricando-as à ficção considerada. Neste ínterim, apreendemos que a ficção científica alcançou seu espaço com a Revolução Industrial e com a mobilização dos recursos da ciência, os quais contribuíram para o desenvolvimento dos conceitos científicos.
Detalhes do artigo
Os conteúdos da Revista Abusões estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.