O ANTROPOCENO E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS MUNDOS

Contenu principal de l'article

Marina Pereira Penteado
Sonia Torres

Résumé

Pensar o Antropoceno é apontar para a atual centralidade do medo do fim do mundo, que veio para tomar o lugar antes ocupado pelo messianismo no imaginário moderno. Mas de que mundo(s) estamos falando? O fato de nos referirmos à atividade humana como (de)formadora do mundo traz consigo significados ontológicos, epistemológicos e éticos subjacentes da maior importância, na medida em que levanta questões candentes a respeito da sobrevivência, da possibilidade de reforma política e dos futuros que podemos imaginar para a humanidade, no cenário das forças antropogênicas que vimos testemunhando. Diante desse quadro, propomos discutir alguns conceitos como distopia, memória, esgotamento e sustentabilidade, visando a levantar questões como o fim da separação entre natureza e cultura e do excepcionalismo humano, ou mesmo questionar as controvérsias que o uso da informação científica é capaz de gerar.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Pereira Penteado, M., & Torres, S. (2023). O ANTROPOCENO E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS MUNDOS. Abusões, 22(22). https://doi.org/10.12957/abusoes.2023.71323
Rubrique
Distopia e Contemporaneidade
Bibliographies de l'auteur-e

Marina Pereira Penteado, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e graduada em Letras Português/Inglês e Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Rio Grande. Realizou estágio de pós-doutorado no PPG de Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense (2020-2022), com pesquisa sobre ficção climática e crítica feminista do Antropoceno. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: ficção climática, monstruosidade e teorias feministas. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande.

Sonia Torres, Universidade Federal Fluminense

Sonia Torres é Professora Titular aposentada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, onde segue atuando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura. É Mestre em Literaturas de Língua Inglesa (UFRJ-SDSU) e Doutora em Ciência da Literatura/Literatura Comparada (UFRJ-UCSD), com pós-doutorados pela UNIRIO e PACC/UFRJ. Entre outras publicações, co-organizou, recentemente, o livro LITERATURA E ARTE NO ANTROPOCENO: CONCEITOS E REPRESENTAÇÕES (Rio de Janeiro: Makunaima, 2021, 231 p. - sistema Open Access). Tem interesse, como tema de pesquisa, em Literatura e Ciências Ambientais. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização de sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: memória, modernidade/s, utopia/distopia, ficção especulativa e Antropoceno.