O ESPAÇO-TEMPO COMO PERCEPÇÃO GEOMÉTRICA DA REALIDADE NA FICÇÃO CONTEMPORÂNEA

Contenu principal de l'article

Diego Addan Gonçalves

Résumé

Os conceitos de modelagem espaço-temporais estão bem definidos nos campos da geometria e matemática, com representações tridimensionais consolidadas como o Tesseract, ou hipercubo. Embora estas representações funcionem em ambientes baseados em coordenadas espaciais, mesmo na computação e matemática, um objeto quadridimensional ainda varia de contexto e aplicação. Ainda mais desafiador é imaginarmos uma realidade com estas características aplicado a experiências visuais e a navegação em um ambiente deste tipo. Este trabalho investiga as representações espaço-temporais observadas nas artes e literatura contemporânea aplicadas na representação ou descrição de realidade, analisando seu paralelo com as modelagens 4D computacionais apontando como este tipo de ambiente pode ser corretamente descrito e as limitações narrativas aplicadas a estes objetos. A discussão apresentada neste trabalho tem como objetivo apontar como os conceitos de objetos quadridimensionais se apresentam na cultura contemporânea, e como estas descrições podem caminhar com as descobertas computacionais.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Gonçalves, D. A. (2022). O ESPAÇO-TEMPO COMO PERCEPÇÃO GEOMÉTRICA DA REALIDADE NA FICÇÃO CONTEMPORÂNEA. Abusões, 17(17). https://doi.org/10.12957/abusoes.2022.63845
Rubrique
Tendências do insólito ficcional na terceira década do Século XXI
Biographie de l'auteur-e

Diego Addan Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Pósdoutorando na Universidade de Campinas. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná. Trabalho com pesquisas em Computação Gráfica, Expressões Faciais e Acessibilidade.