POE’S BIOPICS: REPRESENTATIONS OF THE AUTHOR IN D.W. GRIFFITH’S EDGAR ALLEN POE AND JAMES MCTEIGUE’S THE RAVEN

Contenu principal de l'article

Amanda Leonardi de Oliveira
Elaine Indrusiak

Résumé

Cinebiografias literárias frequentemente reforçam visões românticas quanto ao fazer artístico, reiterando a visão biografista e a centralidade do autor há muito denunciadas por Roland Barthes (1977). Curiosamente, um dos mais célebres críticos de tais concepções românticas, Edgar Allan Poe, viu-se vítima desse mesmo tratamento ao ter sua produçãoliterária apropriada como parte e reflexo de sua controversa biografia em diversas obras. O presente artigodebruça-sesobre dois filmes biográficos, ou biopics, acerca do célebre poeta, Edgar Allen Poe(sic), de D.W. Griffith (1909), e O Corvo, de James McTeigue (2012). A análise das obras aponta que ambas reiteram a fusão entre vida e obrado artista, bem como o apagamento das fronteiras entre fato histórico e ficção, entre autor e personagem, alta cultura e cultura de massa, contribuindo para a caracterização do gênero biopiccomo um dos mais bem-acabados exemplos de metaficção historiográfica (Hutcheon, 1988).

Renseignements sur l'article

Comment citer
Oliveira, A. L. de, & Indrusiak, E. (2018). POE’S BIOPICS: REPRESENTATIONS OF THE AUTHOR IN D.W. GRIFFITH’S EDGAR ALLEN POE AND JAMES MCTEIGUE’S THE RAVEN. Abusões, 6(6). https://doi.org/10.12957/abusoes.2018.32884
Rubrique
Visões do cinema: o gótico, o insólito, o fantástico
Biographie de l'auteur-e

Amanda Leonardi de Oliveira, UFRGS

Graduada em Letras, bachrelado, pela UFRGS, pesquisadora independente e escritora de ficção. Co-autora do artigo Shakesperare through the centuries: the bard and his sources, publicado pela UCS em Anais do 5º Encontro da Rede Sul Letras no século XXI, Volume I - Trabalhos completos, 2017. Autora de contos publicados pelas editoras Argonautas, Illuminari, Multifoco e Andross. Colaboradora dos sites NotaTerapia, Conexão Literatura e Artrianon.