DR. MABUSE, O DOPPELTGÄNGER DO DR. ALBAN, DE „DER MAGNETISEUR“ (1814)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem como propósito elaborar um breve paralelismo entre a obra literária de E. T. A. Hoffmann (1776-1822), „Der Magnetiseur – Eine Familienbegebenheit“ (“O magnetizador – Um incidente familiar”, 1814) e a cinematográfica do austríaco Friedrich (Fritz) Anton Christian Lang (1890-1976), „Dr. Mabuse, der Spieler“ (“Dr. Mabuse, o jogador”, 1922)[1], baseada na obra homônima de 1921 do escritor luxemburguês Norbert Jacques (1880-1954). Concomitantemente, relacionar com os conceitos jeanpaulianos Doppeltgänger e Doppelgänger e o Mesmerismus.
[1] Ele ainda produz as seguintes sequências: „Das Testament des Dr. Mabuse“ (“O testamento do Dr. Mabuse”, 1933) e „Die 1000 Augen des Dr. Mabuse“ (“Os 1000 olhos do Dr. Mabuse”, 1960).
Detalhes do artigo
Como Citar
de Lellis, M. A. B. (2022). DR. MABUSE, O DOPPELTGÄNGER DO DR. ALBAN, DE „DER MAGNETISEUR“ (1814). Abusões, 18(18). https://doi.org/10.12957/abusoes.2022.65677
Seção
Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022)
Os conteúdos da Revista Abusões estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.