Espaços do isolamento, espaços do movimento: Covid-19 e o espaço narrativo nos contos de Carol Bensimon, Javier Arancibia Contreras e Sérgio Tavares

Hauptsächlicher Artikelinhalt

Cristhiano MOTTA Aguiar

Abstract

Este artigo tem como objetivo principal analisar três contos de escritores brasileiros contemporâneos – Carol Bensimon, Javier Arancibia Contreras e Sérgio Tavares – que tematizaram a pandemia da Cobvid-19. A leitura das três narrativas enfatizará de que maneira o tema da pandemia influencia a representação dos espaços narrativos em cada uma delas. Para tanto, trabalharemos com três categorias de análise, formuladas a partir da leitura do corpus: espaços do isolamento, espaços do movimento e espaços híbridos. Nossa reflexão é um dos primeiros resultados de um projeto de pesquisa, iniciado em julho de 2020, que busca mapear as respostas da literatura brasileira contemporânea, em especial no campo da prosa, à crise política e sanitária decorrente da pandemia de Covid-19. Nossa análise se baseará nas contribuições de Antonio Candido, Osman Lins, Luis Alberto Brandão, Claudia Barbieri, Dina Czeresnia, Elvira Maciel, Rafael Oviedo.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Artikel-Details

Zitationsvorschlag
AGUIAR, Cristhiano MOTTA. Espaços do isolamento, espaços do movimento: Covid-19 e o espaço narrativo nos contos de Carol Bensimon, Javier Arancibia Contreras e Sérgio Tavares. Abusões, Rio de Janeiro, v. 15, n. 15, 2021. DOI: 10.12957/abusoes.2021.55789. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/55789. Acesso em: 9 mai. 2025.
Rubrik
“Ficções e epidemias – paisagens, políticas e catástrofes”
Autor/innen-Biografie

Cristhiano MOTTA Aguiar, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.