CONSTRUINDO MUNDOS: A TÉCNICA DO WORLD-BUILDING NOS ROLE-PLAYING GAMES THE WORLD-BUILDING TECHNIQUE IN ROLE-PLAYING GAMES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O World-building na ficção no mundo contemporâneo é algo constantemente falado e comentado, explorado por diferentes áreas e metodologias, em meios formais ou informais. Contudo, são poucos ou inexistentes os olhares voltados para uma ferramenta contemporânea do fazer ficcional: os famosos jogos de role-playing game (RPGs). Esses jogos, possuindo um caráter transmidiático e transautoral, dialogam com vários dos protocolos do fazer ficcional mais tradicionais; entretanto, promovem a manifestação de novas técnicas no world-building e, simultaneamente, dialogam com elementos da antiguidade clássica, como a retomada da tradição da oralidade, do “faz-de-conta” e do contar histórias colaborativamente. A partir de várias exposições teóricas, buscou-se apresentar, em um panorama geral e resumido, as possibilidades de aplicabilidade e teorização do world-building em seu sentido generalista no RPG, ao mesmo tempo sem abandonar as possíveis proximidades específicas que esse novo meio do fazer ficcional possui. Assim, o texto percorre desde os meios formais das formas e conteúdos publicados pelas editoras responsáveis pela produção de conteúdos desse fazer ficcional até os meios informais da esfera do jogar per se dos jogadores ativos, entendendo a influência do mestre de RPG e o papel exercido pelos jogadores responsáveis por incorporarem os protagonistas daquele mundo, nos quais se percebem as funções de ambos no world-building desses variáveis e inexplorados mundos imaginários.
Downloads
Detalhes do artigo

Os conteúdos da Revista Abusões estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.