RECONFIGURAÇÃO DO INSÓLITO FICCIONAL E DO ARQUÉTIPO DO ZUMBI NO CONTO “CARNE” E DE MARIANA ENRIQUEZ (2017)
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Resumo
Este trabalho visa refletir a respeito da construção e atualização do insólito ficcional no conto “Carne”, parte integrante da obra Los peligros de fumar en la cama (2017) da autora argentina Mariana Enriquez. A discussão foi desenvolvida com o intuito de discorrer a respeito da organização do insólito ficcional em paralelo com a construção do horror no desenvolvimento do conto, tendo em vista que o conto reflete um fantástico contemporâneo sem abandonar questões essenciais do fantástico tradicional e reconstrói a imagem do arquétipo de zumbi. A pesquisa caminha sob o ponto de vista do fantástico e do insólito tradicional do filósofo e linguista búlgaro, Tzvetan Todorov (2010) em sua obra Introdução à literatura fantástica, e do insólito contemporâneo sob o ponto de vista do escritor e crítico literário espanhol, David Roas (2013) em sua obra A ameaça do fantástica. O horror será tratado sob o ponto de vista do teórico Noel Carroll (2004) em sua obra The philosophy of horror, que propõe como o horror é modalizado dentro das obras e o zumbi será discutido sob o ponto de visto de Deborah Christie (2011) em sua obra Better Off Dead: The evolution of the zombie as post-human. Em face desse contexto, indagamos: Como o insólito é construído ao longo do conto? Quais os recursos narrativos utilizados para a construção do insólito e do horror? Como o arquétipo do zumbi foi reconfigurado? E, por fim: como o arquétipo do zumbi é configurado a partir da relação contemporânea entre fãs e seus objetos de fã, especialmente com a mediação das mídias digitais?
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